A MediaTek está trabalhando em novos processadores para integrar suas linhas de processadores. Vimos isso no ano passado com a chegada dos processadores Helio G90 e G90T.

No final de dezembro, a empresa deu um passo adiante com o anúncio dos processadores Dimensity com 5G. Agora, a empresa anunciou o Helio G70, e ainda existe o G80 para smartphones intermediários.

Enquanto tudo leva a crer que a MediaTek está dando mais atenção às séries G e Dimensity, vemos que ainda há espaço para a série P de processadores da empresa. Hoje, a empresa lançou o Helio P95.

Especificações do Helio P95
Especificações do Helio P95

O Helio P95 é um chipset Octa-Core com 2x núcleos Cortex-A75 com clock de 2.2GHz e 6x Cortex-A55 com clock de 2.0GHz. Há uma GPU Imagination PowerVR GM 94446 com uma melhoria de 10% no desempenho em relação à última geração.

O novo chipset também possui um grande cache L3. O novo System-on-Chip vem com suporte para até 8GB de memória RAM LPDDR4X (1866 MHz) e armazenamento UFS 2.1.

No quesito câmeras, temos suporte para sensores de 64 megapixels ou câmeras duplas de 24 megapixels + 16 megapixels. O SoC suporta telas com resoluções de até 2520x1080 com uma proporção de 21:9.

O SoC possui um ISP triplo com processamento RAW de 14 bits e YUV de 10 bits. Ele também possui aprimoramentos da câmera AI, como fotografia com pouca luz AI-NR, rastreamento de poses humanas em 5 pessoas, vários objetos e identificação de cena e mecanismo de profundidade da AI.

O novo Helio P95 também possui APU 2.0, que a MediaTek alega alcançar um aumento de 10% no desempenho de benchmark em comparação com a última geração. De acordo com a MediaTek, isso o torna um dos mais poderosos mecanismos de IA para smartphones 4G do mercado.

O HyperEngine da MediaTek traz melhorias para os jogos e ajusta todo o dispositivo, para que os usuários possam experimentar uma experiência de jogo fluida. Possui 4G LTE Cat. , 4 x 4 MIMO, 256 QAM, ViLTE, VoLTE, Dual SIM VoLTE 4G duplo, Banda 71, WiFi 5 e Bluetooth 5.0.

Agora, o que resta ver é se as empresas adotarão esse novo SoC. Nenhum fabricante anunciou se será o primeiro a lançar um smartphone com ele. Além disso, o MediaTek também não revelou quando devemos esperar vê-lo nos dispositivos. Em uma era de SoCs de jogos e chips 5G, estamos curiosos para ver se as empresas apostarão em um chipset padrão.