Desde o início do século, os celulares se tornaram uma parte importante de nossas vidas, atuando como nossas agendas, estudos e principais ferramentas de comunicação. Nessa trajetória, diversos aparelhos marcaram época e deixaram saudades. Neste artigo, faremos uma jornada nostálgica pelos celulares mais populares da última década, trazendo informações e análises relevantes sobre esses dispositivos que conquistaram nossos corações.

Então em honra à nostalgia e a nossos mais desejados aparelhos, confira uma lista dos celulares mais populares da última década:

Motorola RAZR V3

Motorola RAZR V3
Motorola RAZR V3

O Motorola RAZR V3 foi um sucesso estrondoso durante toda uma geração, dominando os anos 2000 como o celular mais vendido até a chegada do primeiro iPhone. Seu design inovador e extremamente fino, quando comparado aos "tijolos" da época, o tornou um ícone dos celulares no formato flip. Além disso, foi um dos primeiros a introduzir uma câmera integrada (0.3 MP). Lançado em julho de 2004, o aparelho manteve sua popularidade até 2010, quando foi superado pelas tecnologias 3G, Wi-Fi e touchscreen, que passaram a dominar o mercado. A linha RAZR foi revivida recentemente pela Motorola, mantendo o design e o formato flip, porém, agora com uma tela touchscreen dobrável.

Samsung Corby

Samsung Corby
Samsung Corby

Lançado em outubro de 2009, o adorável Samsung Corby foi um dos celulares touchscreen mais acessíveis da época, apresentando uma novidade fenomenal. Sua chamativa campanha publicitária e a possibilidade de personalização com tampas traseiras coloridas e estilizadas foram destaques. Além disso, o aparelho oferecia acesso ao Facebook e MySpace, que eram bastante utilizados naquela época. Tornou-se um marco entre os jovens.

LG Messenger GT360

LG Messenger GT360
LG Messenger GT360

Lançado em julho de 2008, o LG Messenger GT360 com teclado QWERTY retrátil tornou-se um sucesso, especialmente entre os jovens que adoravam trocar mensagens por SMS e MSN. Sua disponibilidade em cores vibrantes também o destacava, e a funcionalidade touchscreen para discagem adicionava um toque especial. Esse aparelho competia em fofura com o Samsung Corby.

Nokia 3310

Nokia 3310
Nokia 3310

O Nokia 3310, lançado em setembro de 2000, é um dos celulares mais icônicos da história da telefonia móvel. Conhecido por sua robustez e bateria de longa duração, esse dispositivo conquistou os corações de milhões de usuários ao redor do mundo. Com seu design resistente, teclado intuitivo e o lendário jogo "Snake", o Nokia 3310 se tornou sinônimo de durabilidade e confiabilidade. Mesmo após duas décadas, o aparelho ainda é lembrado com carinho e nostalgia, sendo considerado um verdadeiro clássico da indústria de celulares. Com tecnologia GSM e tela de 84 x 48 pixels, o aparelho permitia visualizar uma proteção de tela e papel de parede. Já bateria era duas, uma removível, de níquel metal hidreto, de 900 mAh e outra interna de íon-lítio, de 1.000 mAh.

Nokia C3

Nokia C3
Nokia C3

O Nokia C3 foi um sucesso durante a febre dos teclados QWERTY. Oferecendo uma opção acessível com esse tipo de teclado, o aparelho possuía uma tela de bom tamanho, design moderno, porém discreto, e conectividade Wi-Fi. Além disso, contava com aplicativos de redes sociais e uma câmera de 2,4 megapixels, o que o tornava uma escolha de ótimo custo-benefício quando foi lançado em 2010.

Nokia N95

Nokia N95; Foto: divulgação
Nokia N95; Foto: divulgação

Lançado em março de 2007, o Nokia N95 foi um dos smartphones mais icônicos da sua época. Com uma câmera de 5 megapixels, GPS integrado e conectividade 3G, o aparelho se destacou pela sua versatilidade e recursos avançados. Além disso, o N95 foi um dos primeiros dispositivos a oferecer o conceito de "smartphone", com acesso à internet e a uma variedade de aplicativos.

BlackBerry Curve 8520

BlackBerry Curve 8520
BlackBerry Curve 8520

Lançado no início de 2009, o BlackBerry Curve 8520 tinha um estilo mais profissional e neutro, mas oferecia todas as funcionalidades que seus predecessores tinham. A marca BlackBerry direcionava seus aparelhos a um público mais adulto e voltado para o trabalho. O Curve 8520 já possuía suporte a arquivos do Word e PowerPoint, por exemplo. Embora os aparelhos BlackBerry fossem caros, assim como o iPhone, o Curve foi uma opção mais popular e acessível, que obteve grande sucesso até a transição do teclado QWERTY para o touchscreen.

iPhone 3G

iPhone 3G
iPhone 3G

A primeira geração de smartphones da Apple foi um sucesso global que se mantém até os dias de hoje. Em 2007, o primeiro iPhone foi lançado, mas foi em 2008 que a versão 3G chegou ao Brasil, conquistando o mundo com seu design mais moderno e uma tela touchscreen com interface agradável e avançada em relação aos concorrentes. A Apple estabeleceu-se firmemente no mercado de aparelhos celulares e começou a ditar tendências. No entanto, o preço do iPhone 3G era assustador, disponível apenas em duas opções de memória e preços: R$ 1.200 (8 GB) / R$ 1.500 (16 GB), considerando que o valor do real naquela época era diferente, esses valores equivaleriam ao dobro nos dias atuais. O iPhone 3G tornou-se uma referência para aparelhos de elite e voltados ao mundo dos negócios, superando completamente o BlackBerry. Convido você a conhecer todos os iPhones já lançados, temos um material que mostra todos eles.

E então, a nostalgia bateu? Comente quais outros aparelhos antigos podem entrar nessa lista e trazer boas lembranças!