Recentemente, vimos o caso do desabamento de um edifício residencial em Fortaleza, no estado do Ceará. E um fato que chamou muito a atenção das pessoas é que um rapaz que esteve soterrado sob os destroços do prédio, usou seu smartphone para acalmar sua família e também para solicitar socorro. Isso nos faz pensar em como usar o smartphone para salvar sua vida em emergências, afinal, provavelmente você carrega este dispositivo a maior parte do tempo. E aqui reunimos uma série de dicas para preparar seu celular nesse caso.

Pedindo ajuda

Assim como o caso do rapaz de Fortaleza, o primeiro e mais óbvio uso de sobrevivência de um smartphone é para pedir ajuda. Não importa se você está preso em uma tempestade ou se acabou ficando soterrado, como no caso dele. Se você tiver um smartphone com sinal, você pode fazer uma ligação e informar as pessoas da onde você está, e que precisa de ajuda.

Além disso, você pode sempre informar as pessoas do seu convívio quando for sair, de onde vai e quando planeja voltar. Dessa forma, se você não voltar, eles podem acionar buscas por você. Muitos smartphones têm o recurso "encontrar meu telefone" para essas emergências. Ensine os membros da sua família a usar isso.

Configurar contatos de emergência e informações médicas

Todos os smartphones vêm com algum tipo de contato de emergência ou recurso de identificação médica embutido, e os socorristas são treinados para olhar para o smartphone da vítima a fim de encontrar informações de contato de emergência, além de quaisquer problemas médicos importantes que possam ter - mesmo que o aparelho esteja bloqueado (nesse caso, eles podem usar sua digital).

No iPhone, configure o recurso de Identificação Médica abrindo o aplicativo Saúde e selecionando a guia Identificação Médica, seguida de Editar e ativando Mostrar Quando Bloqueado. Digite todas as suas informações e depois toque em Concluído. Um botão de identificação médica será exibido na tela de bloqueio do seu iPhone, permitindo que os socorristas acessem todas as suas informações.

No Android, o processo varia, dependendo da marca do aparelho que você está usando. Mas em geral, você deve salvar os seus detalhes de emergência abrindo o aplicativo de configurações. Lá, entre em Usuários e contas e acesse Informações de emergência (localizados no fim do menu). Nessa seção preencha com suas informações. Ao arrastar para esquerda também é possível adicionar contatos de emergência da sua lista telefônica.

No exemplo abaixo, você pode ver que os novos smartphones da Samsung tem uma opção que permite o envio de uma mensagem SMS de emergência, com localização, para um ou mais contatos selecionados.

Para isso, vá em Configurações > Recursos Avançados > Enviar mensagem SOS. Como você pode ver no exemplo abaixo, ao deslizar a barra para ativar o recurso, você deve concordar com os termos e condições do mesmo. Para concordar, marque a opção "Li e concordo com todos os termos e condições acima", e depois clique em "Concordo".

Após isso, na tela de configurações do Android, deslize a barra para ativar as mensagens SOS. Você será solicitado a informar pelo menos um contato para que a mensagem seja enviada em caso de emergência.

Hey Siri (apenas no iPhone)

Todos nós já ouvimos falar da assistente pessoal da Apple, a Siri. A configuração do "Hey Siri" no seu iPhone pode fazer com que a assistente chame uma ambulância ou a polícia, sem que você precise discar o número no seu celular.

Localizando-se

Não sabe aonde você está? Deixe seu smartphone ajudar. Para isso, ligue a função GPS e obtenha sua localização. A menos que você esteja em um lugar sem sinal, seu GPS deve ser capaz de traçar uma rota de volta para a civilização mais próxima. Enquanto você estiver nesse local, procure por riachos, para que você possa cuidar de si mesmo enquanto estiver esperando ajuda.

Lanterna

A tela do seu smartphone funcionará como uma lanterna, mas é melhor se o smartphone tiver um app de lanterna. O aparelho produzirá muita luz, e será suficiente para iluminar o seu caminho.

Binóculos

Isso funciona apenas em smartphones que possuem câmeras de boa qualidade, e especialmente os com câmera dupla. Se você não consegue ver algo claramente com seus olhos devido à distância, tire uma foto do local. Aumente o zoom na imagem, e obtenha uma visão mais detalhada do que aquilo que seus olhos podem ver.

Sinalizando para obter ajuda

A tela LED do seu smartphone é reflexiva. Você pode usá-lo para sinalizar à aviões e equipes de resgate, refletindo a luz do sol. Para isso, comece apontando o sol para a sua mão. Mova sua mão até que consiga focar a luz, e depois, tente sinalizar para o objeto que deseja.

Bússola

Caso você esteja em um local aonde o GPS não funcione, você pode baixar um aplicativo de bússola, que permitirá que o smartphone oriente você. Isso será de grande utilidade se você se esquecer de levar uma bússola. Em vez de usar o relógio e o sol para descobrir onde fica o norte, basta usar seu smartphone.

Visão noturna

A visão noturna foi desenvolvida originalmente para uso militar. Era uma tecnologia secreta e amplamente usada para fins como navegação, vigilância, segurança e direcionamento. A aplicação da lei usou a visão noturna para descobrir itens que foram ocultos ou perturbados como imagens térmicas. Isso permite procurar áreas que não são visíveis a olho nu. E agora, graças à tecnologia moderna, temos aplicativos de visão noturna que podem ser usados quando você está em um local sem nenhuma iluminação.

Notificações meteorológicas

Hoje, os smartphones já contam com aplicativos de meteorologia pré-instalados, que nos ajudam a prever tempestades e outras variações meteorológicas que se aproximam. Isso pode ser útil de várias maneiras. além de salvar de tempestades, furacões e chuvas torrenciais, porque o clima está sempre mudando e é imprevisível, os aplicativos podem também lhe informar que a manhã será ensolarada e que você pode sair para se divertir tranquilamente.

Na maioria dos estados brasileiros, a Defesa Civil também envia mensagens para os usuários cadastrados alertas meteorológicos sobre os riscos de temporais, deslizamentos, geadas, entre outros. Para isso, envie seu CEP para o número 40199 e receba a confirmação. Você pode cadastrar quantos CEP's quiser.