A Huawei, gigante chinesa e fabricante de smartphones, revelou hoje os Mate 30 5G e Mate 30 Pro 5G para o mercado chinês. Porém, junto deles também veio a notícia que o novo smartphone dobrável Mate X começará suas vendas em 15 de novembro. Mas ainda há mais, o Mate X também possui uma versão Kirin 990 que se chamará Mate Xs, porém seu lançamento ficará para março de 2020. Tanto a versão base quando a versão Xs comportam a rede 5G, a diferença é que no primeiro, o modem de rede é externo ao processador, enquanto o Kirin 990 é um chipset com um modem 5G já integrado.

Em termos de design, ambos smartphones são praticamente idênticos, por dentro é onde há alguma diferença. O enquanto no novo Mate Xs possui o Kirin 990 5G, a versão regular fica com o Kirin 980, tão poderoso quanto, mas com um elemento a menos em seu interior que é o modem 5G que fica separado. O Kirin 990 é construído sobre um processo 7nm EUV. O chipset também é levemente superior ao 980 em termos de potência, com uma adição de Cortex A76 e A55 como núcleos.

O restante das especificações simplesmente não podemos comentar, já que o Mate Xs não teve nenhuma característica revelada até então para além de seu processador. Porém, nos meses seguintes suas especificações surgirão para podermos enfim comparar com o Mate X e saber se há alguma outra diferença interna entre as duas versões.