O DxOMark publicou este mês a sua análise a respeito das câmeras do Sony Xperia 1 e a conclusão é que ele não se equipara aos smartphones top de linha - com uma pontuação global de 91, ficando junto com o Pocophone F1 e atrás de mais de 10 smartphones, muitos deles de 2018 e outros até de 2017.

A câmara tripla do Xperia 1 tem todos os princípios básicos, mas a execução não é perfeita. O autofoco foi elogiado por sua operação rápida e confiável, mesmo no escuro. A exposição e a renderização de cores também estavam na coluna "pros".

No entanto, a câmera fotográfica - com uma pontuação pouco expressiva de 94 - sofria de suavidade excessiva e alguns artefatos na imagem.

Isso inclui tudo, desde halos até moiré. O HDR automático não foi acionado em várias momentos em que era necessário. O flash demonstrou cobrir uma área menor que a da concorrência também.

Xperia 1 - DXOMark - Câmeras traseiras

A câmera com zoom de 2x também não agradou. E não apenas em termos de distância focal, baixos níveis de detalhes e artefatos fizeram a pontuação do Xperia 1 ficar ainda mais baixa.

Em termos de gravação de vídeo, o telefone ganha pontos por sua estabilização de imagem e boa exposição. No entanto, a pontuação de texturas é bastante baixa, arrastando o total para 84, os vídeos mostraram poucos detalhes, mesmo sob boa luz.

O autofoco demonstrou falta de precisão em vários momentos.

A câmera frontal para capturas de selfies no Sony Xperia 1 também não pontuou bem. Com 78 pontos, supera o Pixel 2. Ele também deixa alguns outros telefones proeminentes (embora antigos) - iPhone X (71), Galaxy S8 (73) e Mate 20 Pro (75).

DXOMark do Sony Xperia 1 para câmera frontal

Na verdade, se tudo que você precisa são fotos com a câmera frontal, você terá um smartphone decente, com seus 82 pontos. Mas a pontuação para vídeos também é regular.

A câmera de selfies mostrou-se boa em fotos de grupo, especialmente porque se concentra nos rostos ao calcular a exposição automática. No entanto, a renderização de cores não demonstrou fidelidade.

Para mais detalhes, leia a análise completa do DxOMark da câmera traseira e da câmera frontal.