Será que a crise que o Snapchat estava passando não passava de especulação? Ok, a idéia dos óculos não deu muito certo, e as ações da empresa passaram o último ano abaixo do preço do IPO, mas parece que os usuários, por algum motivo, seguiram instalando o aplicativo e usando diariamente o mesmo.

Navegando pela Google Play, nos deparamos com a nova marca de mais de um bilhão de instalações. E, todos, sem exceção sabem o motivo. O Instagram tem políticas rigorosas sobre nudez e pornografia, já o Snapchat... 

Em 2017, o Snapchat parecia caminhar ladeira abaixo, depois que a empresa informou ter gasto US$2,3 bilhões para arrecadar apenas US$149 milhões. Isso geralmente não é o tipo de retorno que uma empresa (ou seus investidores) gostariam de ver.

Com mais de 1.000.000.000 de instalações, o aplicativo se junta a um grupo muito pequeno de aplicativos de grande sucesso para quebrar a barreira de 9 dígitos.
Com mais de 1.000.000.000 de instalações, o aplicativo se junta a um grupo muito pequeno de aplicativos de grande sucesso para quebrar a barreira de 9 dígitos.

Entretanto, os números de 2019 mostram um Snapchat forte, provavelmente em grande parte devido a um aspecto da estratégia de monetização exclusiva da empresa: as famosas assinaturas "Premium Snapchat" que estão disponíveis para os criadoras de conteúdo como um meio para modelos adultos venderem conteúdo eXXXtra para seus seguidores.

Por um tempo, a empresa parece ter deixado o aplicativo de lado, pois nem atualizações ele recebia. Mas, o aplicativo depois passou por um redesign que corrigiu muitos dos seus problemas, proporcionando uma experiência melhor de uso.