Talvez você não saiba, pois nunca tentou fazer isso, mas no aplicativo whatsapp era possível desde o início salvar a foto do perfil das pessoas e dos grupos na galeria do celular. Mas este recurso está prestes a acabar de acordo com informações de usuários da versão beta do app.

A informação veio através do site WABetainfo confirmando os rumores através de uma postagem em seu Twitter. Desta forma o recurso foi retirado a partir da versão beta mais recente para o sistema operacional Android (no iOS a funcionalidade deixou de existir em sua versão 2.19.50.5 do Whatsapp Business).

WhatsApp has removed the possibility to save profile pictures in latest Android beta updates and WhatsApp Business beta for iOS 2.19.60.5. You can save group icons. I don't know why they decided to remove this feature (screenshots exist 😅)

Funcionalidade retirada
Funcionalidade retirada

Até o momento desta publicação, o Whatsapp não emitiu nenhum comunicado oficial acerca do ocorrido para justificar o que levou a empresa a tomar tal decisão. Mas presume-se que seja por conta de motivos de privacidade dos usuários.

Claro que nada impede da pessoa realizar um "print screen" da tela de seu smartphone e salvar a imagem desejada. Ou seja, não afetou em nada a usabilidade do aplicativo.

Foi descoberto a alguns dias atrás também sobre indícios do dark mode (night mode ou modo escuro) que devem chegar em breve para o Whatsapp. Porém, ainda não se tem uma data próxima ou precisa para a liberação do recurso para o público.

Fonte: Tudocelular