Nesta quinta-feira (04) a Samsung anunciou que suas soluções de comunicação 5G estão em produção em massa para os mais recentes dispositivos móveis premium. Os chipsets multimodo 5G incluem o Exynos Modem 5100, assim como um novo transceptor de radiofrequência de chip único, o Exynos RF 5500 e a solução moduladora de alimentação, o Exynos SM 5800, todos compatíveis com 5G New Radio (5G-NR ) espectro de sub-6-gigahertz (GHz) e tecnologias de acesso de rádio que fornecem aos fabricantes de dispositivos móveis soluções de comunicação de rede para a era 5G.

Inyup Kang, presidente da System LSI Business na Samsung Electronics, disse "A Samsung tem inovado em tecnologias de comunicação móvel com um forte portfólio de soluções comprovadas no mercado, e estamos bem preparados para ampliar nossa liderança em 5G. Nossas soluções multimodo, o Exynos Modem 5100, o Exynos RF 5500 e o Exynos SM 5800, juntos, permitirão um desempenho 5G potente e eficiente em termos energéticos, juntamente com a versatilidade da rede que permite que os usuários permaneçam conectados onde quer que estejam."

O Exynos Modem 5100 é a primeira solução de modem 5G da Samsung finalizada em agosto de 2018 para a comercialização, passando por testes de chamada de dados 5G-NR pelo OTA (over-the-air). Segundo a Samsung, o modem suporta virtualmente todas as redes dos espectros de 5G sub-6GHz e mmWave para redes 2G GSM / CDMA, 3G WCDMA, TD-SCDMA, HSPA e 4G LTE em um único chip. Para um desempenho confiável e com eficiência de energia, o modem é emparelhado com soluções de RF e moduladores de alimentação, Exynos RF 5500 e Exynos SM 5800, respectivamente. 

O Exynos RF 5500 da Samsung suporta redes legadas e redes 5G-NR sub-6GHz em um único chip, oferecendo flexibilidade adicional em projetos de smartphones, especialmente para os dispositivos móveis premium de hoje. Os transceptores de RF são componentes-chave que permitem que os smartphones transmitam e recebam dados pela rede celular. Ao transmitir voz ou dados de um smartphone para uma operadora, a RF converte o sinal de banda base do modem em frequências de alta frequência da faixa de GHz, para que os dados possam ser enviados rapidamente pela rede conectada. Vice-versa, ao receber, o sinal é convertido para baixo pelas frequências de banda de RF para ser processado pelo modem.

s
O modem 5G da Samsung e os chips RF para dispositivos móveis 5G estão em produção.

O Exynos RF 5500 possui 14 caminhos de receptor para download e suporta o esquema 4AM MIMO (Multiple-Input, Multiple-Output) e 256-order (Modulação de Amplitude em Quadratura) para maximizar a taxa de transferência de dados através da rede 5G. O Exynos SM 5800 é uma solução moduladora de baixo consumo de energia para 2G a 5G-NR sub-6GHz que suporta até 100 MHz de largura de banda de rastreamento de envoltório (ET).

Como as possibilidades de conteúdo mais rico com taxas de dados mais altas se abrem com a chegada do 5G, a manutenção de um RF eficiente se tornou algo crucial para garantir uma vida útil mais longa da bateria em um dispositivo móvel. O Exynos SM 5800 demonstra uma redução de energia de até 30% ajustando dinamicamente a tensão de alimentação de acordo com o sinal de entrada de RF do modem.

Com uma avançada solução de otimização de energia para RF, os dados podem ser transmitidos de forma mais eficiente e confiável através da rápida rede 5G. Ambos os avanços tecnológicos do Exynos RF 5500 e SM 5800 foram reconhecidos pelo comitê da International Solid State Circuits Conference (ISSCC) e foram apresentados no ISSCC 2019, realizado em São Francisco em fevereiro passado. 

À medida que a indústria avança para se desdobrar e descobrir todos os benefícios da 5G, a Samsung planeja continuar impulsionando a inovação em tecnologias de comunicação móvel, incluindo transceptores de RF e soluções de matriz faseada para a mmWave junto com processadores móveis incorporados 5G, que impulsionarão ainda mais a proliferação de novas aplicações em dispositivos móveis e indústrias emergentes.

 Fonte: Samsung