Até agora, não é um grande segredo que a Motorola esteja trabalhando em um telefone dobrável, isso porque uma patente para esse dispositivo surgiu no ano passado, e um relatório no The Wall Street Journal basicamente confirmou os planos da empresa.

Entretanto, a Motorola manteve-se em silêncio sobre o seu progresso, mas em uma entrevista com o Engadget nesta semana, o vice-presidente de produtos globais da Motorola, Dan Dery, falou um pouco sobre as ambições da empresa. "Começamos a trabalhar com dobráveis ​​há muito tempo", disse Dery. "E nós temos feito muita iteração."

De muitas maneiras, falar com Dery, segundo o Engadget, sobre o futuro dobrável da Motorola, seria como espiar por uma névoa, pelo fato de que se tem certeza do que está do outro lado, mas os detalhes são um pouco obscuros. Entretanto, o que sabe é que ele confirmou uma versão futura.

O relatório original do The Wall Street Journal também sugeriu que o dobrável da empresa poderia ser lançado no final de fevereiro, o que não aconteceu. Em vez disso, Dery disse que a Motorola "não tem intenção de vir mais tarde do que todo mundo no mercado", e considerando as próximas datas de lançamento do Samsung Galaxy Fold (em abril) e do Huawei Mate X (em meados de 2019), acredita-se que a Motorola também apresente o seu dispositivo entre estes períodos.

Suposto dispositivo Motorola
Suposto dispositivo Motorola

"Estamos testando um dispositivo OLED de plástico com filme plástico no topo", disse ele, referindo-se ao mesmo tipo de design que a Huawei usou para o seu Mate X. "O fato de você estar tocando esse tipo de tela com suas unhas. Tem uma vida curta, começa a morrer no dia em que você o descompacta. Mas é lindo. Esse primeiro dia é lindo. "

O design inspirado no flip-phone visto no registro de patentes da Motorola, representa claramente um smartphone com um estilo diferente do RAZR que apresenta um grande display interno que dobra ao meio quando o dispositivo é fechado. Embora ele acredite que a abordagem "tela para o exterior" adotada pela Samsung e pela Huawei seja "o melhor e mais puro" caminho a ser seguido, Dery acredita que a inerente fragilidade dessas exibições significou que a Motorola teve que encontrar um caminho diferente.

Dery destacou sobre esse ponto, dizendo que se a Motorola estivesse trabalhando em um dobrável, a intenção da empresa não seria colocar a tela do lado de fora. Quando você conhece os problemas de arranhões que você estaria enfrentando, você terá algo que não é muito utilizável. Não é de surpreender que isso se encaixe perfeitamente com as imagens encontradas no recente pedido de patente da empresa. Dery confirmou que a Motorola também está explorando a possibilidade de um dispositivo dual-hinge com uma tela única que dobra duas vezes, deixando apenas um terço da tela exposta quando no modo de telefone.

A Motorola não seria a única empresa a seguir esse conceito dual-fold, de acordo com Dery, a que ele se referiu como o "santo graal" do design dobrável. "Um casal de vendedores chineses" também está explorando ativamente o conceito, afirmou, incluindo "duas empresas muito famosas" que "não estão necessariamente fazendo muito barulho na MWC". Contudo, a Motorola não confirmou a identidade dessas empresas e se recusou a elaborar mais detalhes. No que diz respeito a Dery, no entanto, esse tipo de design em forma de z não é prático para o primeiro telefone dobrável da Motorola, há muitos obstáculos técnicos a serem resolvidos ainda. "Estamos analisando isso também", disse ele. "Mas definitivamente isso não será nossa primeira chance."

Dito isso, a Motorola parece considerar a abordagem z-hinge suficientemente séria para ter ponderado as questões que viriam com tal projeto. O ponto principal de um dobrável seria pegar uma tela grande e torná-la o mais portátil possível, e isso normalmente sugeriria um tablet que pudesse ser dobrado em um telefone. Dery teria mencionado ao Engadget que a  Motorola não está no negócio de fabricar tablets, que isso cabe à empresa-mãe da Moto, a Lenovo. Ele disse, no entanto, que se os problemas de design da dobradiça Z pudessem ser resolvidos, seria "interessante ver uma pequena tela" que poderia ser dobrada em algo minúsculo.

Além disso, Dery teria admitido que a empresa explorou muitos produtos potenciais ao longo dos anos, alguns dos quais foram totalmente descartados. Ainda assim, com o interesse da Motorola em dobráveis, a marca pode ganhar novos fãs e reconquistar alguns antigos.

 Fonte: Engadget