A Vivo revelou como é o Apex 2019, a continuação futurista do "smartphone conceito" do ano passado, que introduziu a câmera selfie pop-up mais tarde vista no Nex. Contudo, o Apex 2019 provavelmente nunca será lançado exatamente desta forma, mas ao que tudo indica a Vivo o levará para a Mobile World Congress no próximo mês, onde veremos quais são os planos da companhia.

Assim como o Apex do ano passado, o modelo 2019 prioriza a proporção tela-a-corpo e os modelos finos. É agressivamente minimalista, sem botões físicos ou aberturas de porta à vista, e apresenta um design de vidro curvo "Super Unibody". No dispositivo, não há fone de ouvido, assim como não há uma porta USB-C. O carregamento é feito por um conector magnético montado na parte traseira que também pode ser usado para transferência de dados. 

Vivo Apex 2019
Vivo Apex 2019

O Apex 2019 é o primeiro telefone 5G da Vivo e faz uso do modem X50 5G da Qualcomm. A Vivo diz que está usando uma nova técnica de empilhamento para disponibilizar 20% do espaço extra da placa-mãe para os componentes 5G sem comprometer o design geral do telefone.

Além disso, o Apex 2019 tem um processador Qualcomm Snapdragon 855, 256 GB de armazenamento, com 12 GB de RAM. Em relação as câmeras, ele conta com câmera dupla na parte de trás do telefone, mas a Vivo não forneceu detalhes técnicos, provavelmente porque eles não são relevantes para o protótipo no momento.

No entanto, o que mais chama a atenção é a inexistência de uma câmera selfie, sem o módulo pop-up Nex ou Apex original ou a segunda tela do Nex Dual Display Edition para fornecer essa funcionalidade. A Vivo diz que quer que as pessoas se concentrem nas outras inovações do Apex 2019.

Câmera selfie pop-up do Vivo NEX
Câmera selfie pop-up do Vivo NEX

Um recurso interessante do Apex é o sensor de impressão digital expandido no display, que permite que você pressione uma área maior da tela para desbloquear o telefone. Desta vez, a Vivo chama a tecnologia de "digitalização de impressões digitais de tela cheia" e afirma que ela cobre "quase toda a tela", quando na verdade é apenas um terço.

Apex 2019 da Vivo
Apex 2019 da Vivo

De qualquer forma, é um recurso que podemos esperar para ser uma nova tendência no segmento de smartphones este ano, embora ainda não lançada. Entretanto, uma pequena abertura na borda inferior do dispositivo que parece ser um microfone, não o deixa ser um aparelho totalmente sem furos.

Pelo que a Vivo está dizendo, o Apex 2019 soa como um dispositivo ambicioso, e certamente parece mais elegante do que os protótipos 5G vistos até agora. No entanto, vamos aguardar a chegada do Congresso Mundial de Telefonia Móvel que ocorre daqui a um mês, para descobrir como a engenharia da Vivo é na realidade.

 Fonte: The Verge