A Qualcomm está tendo sua reunião anual no Havaí, nos Estados Unidos, onde normalmente anuncia a nova versão de seu principal chipset para dispositivos móveis. De acordo com a publicação de Roland Quandt, no Twitter, a plataforma será chamada Snapdragon 855 e será fabricada no processo 7nm pela TSMC. O Snapdragon 8150 era o nome interno da nova plataforma, mas não será usado para fins de marketing.

O Snapdragon 855 terá um modem Snapdragon X50, construído especificamente para atender às demandas de conectividade 5G. A CPU contará com três clusters, o mais potente com clock de 2,84 GHz, enquanto a GPU será Adreno 640. O Snapdragon 855 terá uma NPU integrada para melhorar o desempenho da IA.

Qualcomm Snapdragon 855 é! Internamente chamado SM8150, mas o nome oficial de marketing da nova plataforma de modem high-end w / 5G, otimizações Snapdragon Elite Gaming, NPU incorporado + mais, feitas em um nó de 7nm, é a plataforma Snapdragon Mobile 855.

A Qualcomm também vai apresentar as otimizações do Elite Gaming como uma competição para a GPU Turbo da Huawei e o Hyper Boost da Oppo. Otimizou o novo Qualcomm Snapdragon 855 para jogos, falando sobre um recurso chamado "Snapdragon Elite Gaming" que não foi descrito antes.

Qualcomm Snapdragon 855
Qualcomm Snapdragon 855

O mecanismo gráfico do SoC também foi otimizado para aplicativos de realidade aumentada, e há um mecanismo de visão computacional especializado que processa dados de "fotografia computacional" para ajudar a oferecer melhores imagens e vídeos ativando o Google em seus smartphones Pixel com recursos como o Night Light.

É relatado que o novo chip funcionará com três clusters de CPU, usando quatro núcleos de economia de energia de 1,73 gigahertz e três núcleos de alta tecnologia de 2,42 GHz. Um dos quatro núcleos chamados de "ouro" também obterá até 2,84 GHz, porém, ainda não foi confirmado pela Qualcomm. A unidade gráfica usada aqui levará o nome Adreno 640 de acordo as informações e, claro, mais uma vez trará um aumento de desempenho. Um anúncio oficial com todos os detalhes é esperado até o final da semana.

Fonte: GSMArena, WinFuture