Um estudo realizado pela Motorola anualmente, chamado Phone Life Balance, tem como objetivo avaliar o impacto dos dispositivos móveis no cotidiano dos usuários. Com isso, a pesquisa realizada neste ano em conjunto com a psicóloga e especialista em comportamento mente-cérebro Nacy Etcoff, revelou que os smartphones fazem parte das nossas vidas além do que deveriam.

Isso porque, o questionário online com dez perguntas, revelou cinco diferentes perfis de usuários, são eles: telesapien, teleconsciente, teledependente, teléfilo e telefanático. Contudo, o perfil que mais se destacou foi o teledependente, onde das perguntas respondidas por 20 mil brasileiros, 41,52% dos participantes nunca estão sem utilizar o aparelho.

Além disso, 65% dos participantes confessaram entrar em pânico só ao pensar em perder o smartphone. Por outro lado, 29% dizem que quando ficam sem o aparelho, já pensam imediatamente em quando estarão com ele.

Já 32% dos participantes do estudo se encaixaram na categoria teleconsciente, os quais conseguem equilibrar o uso do aparelho. Agora, um número muito baixo de participantes, cerca de 5,56% teria se classificado como telesapien, ou seja, utilizam o smartphone somente para funções básicas, como conferir o horário ou então fazer ligações.

70% dos participantes tinha idade entre 10 e 29 anos.
70% dos participantes tinha idade entre 10 e 29 anos.

Porém, a pesquisa ainda revelou que os usuários que não conseguem ficar sem o aparelho e sofrem com ansiedade assim que o smartphone está com apenas 10% de bateria, possuem perfil teléfilo, estes representam 18,98% dos participantes. Já 1,5% das pessoas que participaram possuem o perfil telefanático, os quais se sentem estressados, assim como vulneráveis sem o aparelho, e por isso, nunca ficam sem ele.

Outro dado interessante é que das pessoas que participaram do estudo do Phone Life Balance, 77,4 % deles responderam as perguntas pelo smartphone. Além disso, 63% dos participantes eram homens e 70% do total tinha idade entre 10 e 29 anos.

Outros dados revelados: 41% deles diz que ignora as novas mensagens ao estar conversando com alguém, 44,77% diz que confere o dispositivo assim que seus amigos o fazem, 30,2% leva o aparelho ao banheiro, 76% confere o aparelho antes de levantar da cama, 27,7% deixam o smartphone ao alcance durante todo o dia e 36,8% deixam o dispositivo com tela virada para cima durante a janta.