Recentemente, a IDC revelou os números sobre o mercado de smartphones para o primeiro trimestre deste ano. No relatório já era possível constatar que as vendas estavam em queda, sendo que a Samsung, inclusive, estava se aproximando da Apple no número de vendas.

A empresa, agora, divulgou algumas previsões que mostram o mercado mundial de smartphones em queda, ou seja, com envios para o varejo caindo 0,2% neste ano. Isso quer dizer que cerca de 1,462 bilhão de unidades serão vendidas pelas fabricantes até o final do ano.

Mesmo que os números não sejam os melhores para este ano, 2019 deverá ser promissor, com crescimento para o mercado mundial de 3%. Assim sendo, a expectativa é que sejam comercializados em 2022 cerca de 1,654 bilhão de smartphones.

Mercado mundial de smartphones
Mercado mundial de smartphones
O levantamento da IDC mostra que os números negativos de 2018 foram registrados em razão do fraco desempenho do mercado chinês. Em 2017, a queda foi de 4,9%, com projeções para este ano de recuo de 7,1%.

Assim, em razão do fato, os números positivos acabam sendo registrados em outros países. Conforme a IDC, a Índia vem somando os resultados positivos de vendas no mercado mundial com crescimento que chega a 14%.

Para o próximo ano, esse número deverá atingir 16%. Isso está fazendo com que a empresas ampliem sua participação no país.

Para completar, o Oriente Médio, África e a América Latina também estão registrando bons números com o crescimento de aparelhos em tais regiões. A IDC diz ainda que é provável que os moradores de tais regiões invistam mais na compra de smartphones no próximo ano.

A IDC diz que o valor médio dos smartphones no mercado mundial tem aumentado e a tendência é que atinja a marca de US$ 345. Vale mencionar que no ano passado o valor era de US$ 313. 

Por fim, se as estimativas estiverem corretas, o próximo ano será melhor para  o mercado de smartphones. 

E você, trocou de smartphone esse ano?