Desde que surgiram os smartphones que, desde cedo, se começou a perceber a grande concorrência desse setor e, no final, essa concorrência se resume a equipamentos com o sistema operativo Android (Google) ou o iOS (Apple).

Os 2 são sistemas operativos muito bons e completos mas cada um tem as suas características: usualmente, os aplicativos no iOS são mais caros ou pagos e no Android são mais e gratuitos, na maioria dos casos. O iOS é um sistema mais seguro e menos sujeito a ataques de hackers e o Android tem uma maior compatibilidade com outros equipamentos (computadores, TV’s, tablets, outros celulares, etc.).

No entanto, os usuários Android são mais fidelizados na marca quer do equipamento que escolhem, independentemente da marca, quer do próprio sistema operativo. Claro que existe uma diferença significativa nesse processo e é que a Apple desenvolve seus equipamentos (iPhone, iMac, iPad) e desenvolve também o sistema operativo, criando uma ligação e funcionamento muito mais funcional entre os 2. Ao passo que, a Google desenvolve o sistema operativo que, por seu lado, é colocado em equipamentos de diversas marcas como Samsung, LG, HTC, Huaweii, Xiaomi, Sony, etc.

Ambos têm suas vantagens e existem dicas e técnicas de funcionamento que são muito úteis para tirar o melhor partido do seu equipamento e, consequentemente, sistema operativo. No entanto, será que isso significa que o iPhone ou o sistema operativo iOS é melhor que os concorrentes Android?! Numa fase inicial dos smartphones isso fazia muita diferença a favor do iPhone mas, de acordo com os mais recentes testes de benchmarking realizados comparando o iPhone com diversos outros equipamentos Android de diversas marcas, já não existe essa separação, havendo, inclusive alguns equipamentos que ultrapassam a performance do iPhone.

Com o desenvolvimento tecnológico essa é uma diferença que irá desaparecer e podemos esperar inovações fantásticas de ambos os lados, tentando provar para o consumidor qual o melhor. O consumidor irá, com certeza, sair ganhando porque terá à sua disposição uma oferta cada vez maior e mais interessante de ambos os lados, e se resumindo a preferência por um ou outro quando chegar na hora de escolher.

A Google também já lançou alguns equipamentos e vem melhorando a oferta disponibilizada, e sendo o produtor do equipamento e também do s.o., tal como a Apple, isso lhes poderá dar uma certa vantagem no futuro. Contudo, é algo que não irá acontecer com a mesma frequência com que a Apple lança um smartphone novo, porque a Google consegue o melhor de 2 mundos, trabalhando diretamente com várias outras marcas de topo a nível mundial. Ainda assim, é de esperar que a Google mantenha essa aposta de oferecer aos seus potenciais clientes equipamentos cada vez melhores e com versões do Android mais limpas e originais.

Com tanta informação e as diferenças cada vez menores, se torna complicado de escolher, até porque com ambos os s.o. existe uma oferta muito variada e interessante de equipamentos (celulares, no caso). E você, caro leitor, qual é o seu sistema operativo favorito?