Com o passar dos anos, inevitavelmente, a tecnologia também avança, e com isso, as pessoas buscam novas alternativas de consumo, deixando os produtos obsoletos para trás. E para onde vão todos os materiais descartados?

Sabemos que a quantidade de lixo eletrônico só tende a aumentar, porém, poucos países se mostram realmente preparados para a chamada "obsolência programada". Países como o Japão estão investindo pesado em reciclagem, mesmo assim, é pouco, e outros locais do mundo precisariam ter a mesma preocupação.

Somente 20% do lixo eletrônico no mundo é reciclado, diz estudo.
Somente 20% do lixo eletrônico no mundo é reciclado, diz estudo.

Um relatório da União Internacional de Telecomunicações das Nações Unidas (UIT) mostra que somente 20% do lixo eletrônico produzido no mundo em 2016 foi reciclado. A quantidade de lixo produzido ultrapassada 45 milhões de toneladas.

O valor dos produtos descartados passa os US$ 55 bilhões, destes, US$ 9 bilhões pertencem apenas a smartphones. Para completar, o levantamento mostra que existem algumas diferenças regionais na produção de lixo eletrônico. Na África, por exemplo, representa apenas 5% de tudo o que é produzido no mundo.

Os Estados Unidos, porém, produzem 14% do lixo eletrônico mundial, e reciclam apenas 25% do que produzem. A China acaba chamando a atenção, já que ela produz 16% do lixo eletrônico do mundo e é responsável pela reciclagem de 18%.

Mesmo com um cenário preocupante, o estudo mostra que alguns países já estão investindo para melhoras as políticas de reciclagem.