A Receita Federal emitiu um alerta sobre um golpe que tem afetados diversas pessoas através de um e-mail falso, que aparenta ser próprio de um domínio do governo, com o endereço "@gov.br". O objetivo desse golpe é enganar as pessoas, alegando a existência de um erro em sua declaração de Imposto de Renda, mas na verdade pode roubar os seus dados.

Golpe: email da Receita Federal sobre erro no IR é falso

A mensagem fraudulenta afirma: "Comunicado importante! Identificamos divergências no seu IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física)". De cara, você pode até imaginar que se trata de um golpe, mas ao olhar o endereço do email você pode ser facilmente enganado pelo "[email protected]". Veja na imagem abaixo:

Email falso da Receita Federal (Imagem: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
Email falso da Receita Federal (Imagem: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Essa falsa comunicação tem circulado nas redes sociais, visando induzir as pessoas a clicarem em um link que supostamente leva a um relatório contendo informações sobre os erros na declaração. Esse tipo de golpe virtual é conhecido como "phishing", termo similar a palavra em inglês "fishing" (pesca). que consiste em lançar uma isca, ou seja, um e-mail fraudulento, na esperança de que as vítimas "mordam" e cliquem no link fornecido. Se clicar, poderá ter suas informações pessoais roubadas pelos criminosos.

A Receita Federal ressalta que não envia e-mails ou mensagens de texto solicitando correções na declaração do imposto por meio de links.

Como saber a situação do meu Imposto de Renda 2023?

O programa gerador do Imposto de Renda de 2023 está disponível para download desde o dia 9 de março clicando nesse link. Para obter informações sobre como realizar o download, é possível acessar também o site oficial da Receita Federal. Nesse programa, vinculado com sua conta gov.br, é possível consultar o processo da sua Declaração, bem como consultar valores a pagar ou a receber.