O Google Authenticator, ferramenta de segurança focada na autenticação de dois fatores, ganhou uma grande atualização no final do ano passado para quem utiliza iOS. As novidades incluem um novo design, tema escuro, além da possibilidade de transferências de muitas contas para um dispositivo diferente. Agora, a plataforma aproveita os recursos nativos do dispositivos da Apple para promover ainda mais segurança.

A partir de agora, o Google Authenticator pode exigir a confirmação do Face ID ou Touch ID antes de mostrar os códigos para autenticação de dois fatores de suas contas em outros dispositivos. A atualização em questão é a versão 3.2.0 e está sendo disponibilizada pela App Store para os usuários em geral dos sistemas iOS 15, iPadOS 15 e macOS Monterey.

Google Authenticator para iOS recebe três novas funções. (Imagem: Reprodução / Google)
Google Authenticator para iOS recebe três novas funções. (Imagem: Reprodução / Google)

Novidades do Google Authenticator

A atualização do Google Authenticator para iOS inclui pelo menos três grandes novidades;

  • Adicionada a capacidade de transferir muitas contas para um dispositivo diferente;
  • Adicionada a capacidade de pesquisa de contas;
  • Adicionada a capacidade de ativar a tela de privacidade.

Transferência de contas

O Google expandiu o recurso de transferência de conta, função muito útil ao configurar novos dispositivos. Por meio de uma código QR, é possível transferir mais de 10 contas para outro dispositivo. Esta deve ser uma das grandes novidades da ferramenta por economizar tempo da hora de configurar suas contas em um novo dispositivo. O Google Authenticator para Android já dispõe desse recurso.

Pesquisa de contas

Por falar em ter muitas credenciais, o Google Authenticator agora tem uma barra de pesquisa na parte superior da tela. Assim será mais fácil identificar uma conta em específico. A versão do app para Android não possui esse recurso especificamente.


Tela de privacidade

Semelhante a outras plataformas do próprio Google, a Tela de Privacidade será exibida para autenticação do seu acesso, seja por impressão digital ou facial. Vale lembrar que esta não é uma autenticação obrigatória, já que é possível desabilitá-la ou exigir um tempo de 10 segundo, 1 minuto ou 10 minutos nas configurações do app. Anteriormente, o Face ou Touch ID era necessário apenas ao exportar contas para outro dispositivo.

Fonte: MacMagazine