Aplicativos antivírus Android gratuitos podem ajudá-lo a proteger seu smartphone dos tipos mais populares de malware, como adware, spyware e outras ameaças cibernéticas. No entanto, esses antivírus gratuitos são realmente gratuitos?

Provavelmente você já viu aplicativos que afirmam ser gratuitos e, em seguida, pedem para pagar por cada recurso após instalá-lo. Neste artigo, vamos te mostrar que a proteção contra malware não tem que custar uma fortuna. Ou melhor, que você pode usar a versão grátis, sem sofrer prejuízo.

Confira nossa lista dos melhores antivírus gratuitos para Android para descobrir qual deles tem os recursos de proteção mais adequados para você.

Vale a pena ter um antivírus Android gratuito?

Antivírus Android
Antivírus Android

Quem tem um android com internet, precisa, necessariamente, de proteção. E a única forma de obtê-lo, é por meio do uso de ferramentas de proteção contra malware. Então, um antivírus gratuito para Android vale a pena? Leve para você: Qualquer antivírus é melhor do que nenhuma proteção.

Embora você possa dizer que o Android já tem um antivírus embutido - o Google Play Protect - infelizmente, ele não consegue detectar 70% do spyware. Além disso, ele tem apenas uma taxa geral de proteção contra malware de 81,7%, conforme a AV-Comparatives. Portanto, os especialistas recomendam obter um antivírus de terceiros que possa efetivamente ajudá-lo a proteger seu dispositivo.

Dito isto, os aplicativos antivírus gratuitos para Android valem a pena, pois podem fornecer uma proteção básica contra vários programas potencialmente indesejados e anúncios intrusivos. Você obtém opções de verificação rápidas e completas para verificar todos os aplicativos e arquivos em busca de componentes mal-intencionados com impacto mínimo na bateria do telefone. Alguns deles até oferecem uma VPN gratuita para proteger sua navegação.

5 melhores antivírus grátis para Android em 2023

Abaixo, confira quais são os melhores antivírus de graça para Android:

1 - Avira Security Antivirus & VPN

Avira Security
Avira Security

Você pode obter segurança, privacidade e aumentar o desempenho do seu dispositivo com apenas um aplicativo : o Avira Free Antivirus para Android. Esta é uma solução de antivírus tudo-em-um para usuários do Android e vem gratuitamente.

Os testes independentes da Avira mostram resultados muito impressionantes. Este software antivírus captura 99% das ameaças de malware e não marca falsos positivos. Além disso, o aplicativo é muito intuitivo. A opção de verificação e o status de segurança são mostrados na tela principal. Os recursos de segurança são todos agrupados e facilmente acessíveis na parte inferior do painel.

O antivírus Avira verifica aplicativos e arquivos em busca de malware, spyware e outras ameaças cibernéticas que visam dispositivos Android. Além disso, é capaz de identificar vulnerabilidades de privacidade para ajudá-lo a melhorar sua segurança. Ele também fornece proteção de identidade que verifica a dark web em busca de possíveis vazamentos de dados. Além disso, você também recebe uma VPN para navegação segura, um bloqueador de chamadas para evitar golpistas e um bloqueio de aplicativo para privacidade.

2 - Kaspersky Security & VPN

Kaspersky
Kaspersky

O Kaspersky é um ótimo aplicativo grátis de segurança disponível na internet para usuários do Android. Apesar de ofertar apenas alguns recursos gratuitos, ele é muito simples de usar. Você só precisa habilitar permissões ao instalar o app, e pressionar o botão SCAN quando desejar escanear o dispositivo.

O lado negativo do app, é que na versão gratuita, ele não oferece uma varredura em tempo real. Apesar disso, ele oferta proteção antirroubo, que possibilita bloquear o seu celular e ver a localização dele no site do Kaspersky, no seu smartwatch ou no app do Kaspersky para desktop.

Ademais, é possível iniciar varreduras a partir de um smartwatch. Entretanto, a integração com smartwatch não é tão boa quanto a do Panda Dome (outro antivírus disponível, que não está em nossa lista).

3 - McAfee Security: Antivírus VPN

McAfee
McAfee

Esse antivírus está disponível em muitos computadores, bem como conta com uma versão boa para os aparelhos Android. Na versão gratuita, ele conta com proteção contra malwares e spywares, bem como uma rápida varredura de ameaças digitais. Já na versão premium, ele também evita phishing.

Ademais, essa versão gratuita tem recursos antifurto, que conta com alerta de localização e bloqueio remoto de funções do smartphone. Por fim, o McAfee oferta uma proteção para as redes Wi-Fi desconhecidas, otimização do uso de bateria, bem como cria um backup de contatos.

4 - Avast Antivírus & Segurança

Avast
Avast

Outra opção de proteção é o AVG Antivirus & Security. Ele obteve as melhores notas do AV-Test com 100% de proteção para os testes de malware em tempo real e generalizados. Há muito o que gostar no aplicativo gratuito para Android da AVG.

Ele pode verificar aplicativos e arquivos, limpar arquivos inúteis e verificar sua rede Wi-Fi atual. Além disso, ele tem proteção de sites maliciosos, um "impulsionador de RAM" que mata aplicativos em segundo plano, um teste de velocidade Wi-Fi e um recurso antirroubo para rastrear e proteger seu telefone remotamente. Esse último recurso requer uma conta AVG.

5 - TotalAV Antivirus e VPN

TotalAV
TotalAV

TotalAV é o antivírus gratuito perfeito para dispositivos Android, se você quiser um monte de recursos extras. Em geral, o app promete fazer uma captura 100% das ameaças de malware. Ele é marcado com as melhores pontuações ao longo de testes.

O TotalAV Android é muito fácil de usar para iniciantes e usuários experientes de antivírus. Todos os recursos são agrupados claramente e são muito acessíveis. Além disso, você obtém as principais informações sobre seu nível de segurança diretamente no painel.

O aplicativo gratuito inclui um verificador de violação de dados, para ver se alguma de suas informações foi vazada. O aplicativo também melhorará muito o desempenho do seu dispositivo, liberando a memória do seu dispositivo e excluindo arquivos em cache e fotos duplicadas. Enquanto isso, o recurso de verificador de Wi-Fi avaliará se o Wi-Fi que você está usando é seguro.