Zoom Meetings: Atualização para versão 5.0 promete corrigir problemas de segurança

Depois de perder credibilidade devido a falhas de segurança, perdendo dezenas de grandes clientes, o Zoom Mettings lança atualização com foco em criptografia e segurança.

Zoom Meetings: Atualização para versão 5.0 promete corrigir problemas de segurança

Em dezembro de 2019 o Zoom Mettings possuia uma base de usuário de aproximadamente 10 milhões de pessoas, com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade eminente das pessoas se manterem em isolamento social, fez com que a utilização do serviço saltasse para mais de 200 milhões de usuários, isso em menos de 4 meses.

Contudo, parece que a plataforma não estava preparada para tantas formas diferentes de utilização. O serviço que antes era utilizado para reuniões de trabalho de maneira restrita, passou a fazer parte do cotidiano até de grupo de amigos que queriam jogar conversa fora em uma espécie de boteco on-line.

Como desenvolvedor/programador posso dizer que é comum que quanto mais pessoas utilizem um serviço, mais fácil são descobertos problemas e erros relacionados a um software ou serviço on-line. Porém posso afirmar que uma base de cerca de 10 milhões de usuários já seria mais do que suficiente para que problemas relacionados a segurança das informações fosse identificado e corrigido. Então a explicação do Zoom ao falar sobre problemas com vazamento de informações e até invasão em reuniões de terceiros era devido ao crescimento exponencial no uso da plataforma é no mínimo uma desculpa esfarrapada.

Mas agora, mesmo que pareça tarde de mais, o Zoom Mettings está atualizando sua ferramenta para conferências on-line para a versão 5.0, prometendo dar ênfase na segurança das informações que circulam na plataforma durante sua utilização.

Em nota o CEO da Zoom, Eric S. Yuan disse, "Tenho orgulho de alcançar essa etapa do nosso plano de 90 dias, mas isso é apenas o começo. Construímos nossos negócios, entregando felicidade aos nossos clientes. Ganharemos a confiança de nossos clientes e os ofereceremos felicidade com nosso foco inabalável em fornecer a plataforma mais segura".

E, quando questionada sobre os problemas de segurança da plataforma, a empresa declarou que foi rápida em tomar medidas para alterar os padrões que ajudaram a atender às preocupações com a privacidade dentro de sua plataforma.

Zoom Mettings

Algumas das mudanças que chegarão com a atualização estão listadas abaixo.

Rede com criptografia GCM AES de 256 bits, que oferece maior proteção dos dados da sua reunião em trânsito e resistência contra violações. Isso fornece garantias de confidencialidade e integridade nos dados do Zoom Meeting, Zoom Video Webinar e Zoom Phone.

- O Zoom 5.0, que está previsto para ser lançado dentro de uma semana, suporta a criptografia GCM e esse padrão entrará em vigor quando todas as contas forem ativadas com o GCM. A ativação da conta em todo o sistema ocorrerá em 30 de maio.

- Controle de roteamento de dados : o administrador da conta pode escolher quais regiões do datacenter suas reuniões e webinars hospedados na conta usam para tráfego em tempo real na conta, grupo ou usuário.

A Experiência e controles do usuário está acessível através de um ícone de segurança, que dá acesso aos recursos de segurança do Zoom, ficando agora agrupados e encontrados clicando no ícone Segurança na barra de menus da reunião na interface do host.

Para clientes educacionais, o compartilhamento de tela agora é padronizado apenas para o host.

A sala de espera, um recurso existente que permite que um host mantenha os participantes em salas de espera virtuais individuais antes de serem admitidos em uma reunião, agora está ativado por padrão nas contas Pro, educacional e básica e Pro.

Conhecendo a complexidade da senha e ativando o padrão: as senhas da reunião, um recurso existente do Zoom, agora estão ativadas por padrão para a maioria dos clientes, incluindo todos os clientes Basic, de licença única Pro e K-12. Para contas administradas, os administradores de conta agora têm a capacidade de definir a complexidade da senha (como requisitos de comprimento, alfanuméricos e caracteres especiais).

Senhas de gravação em nuvem: agora, as senhas são definidas por padrão para todos os que acessam gravações em nuvem, exceto o host da reunião, e exigem uma senha complexa. Para contas administradas, os administradores de conta agora podem definir a complexidade da senha.

Compartilhamento seguro de contatos da conta: o Zoom 5.0 oferecerá suporte a uma nova estrutura de dados para organizações maiores, permitindo que eles vinculem contatos em várias contas para que as pessoas possam pesquisar com facilidade e segurança e encontrar reuniões, bate-papo e contatos telefônicos.

Aprimoramento do painel: os administradores dos planos de negócios, corporativos e educacionais podem ver como suas reuniões estão se conectando aos datacenters Zoom em seu Painel de Zoom.

Muitos dos recursos acima estão disponíveis hoje.

A atualização para versão mais atual está disponível no site.

Embora a iniciativa seja válida e digamos que obrigatória, temos que observar se será o suficiente para que grandes empresas que usavam o serviço, retornem a utilizar o mesmo. Afinal dezenas de grandes empresas deixaram o Zoom e até sugeriram aos seus funcionários que não utilizem a plataforma.

🔥O POCO F4 É MUITO BOM 👇

Comentários
Minha foto
Insira um comentário