Recentemente a Comissão Europeia da UE instruiu seus funcionários a mudar de aplicativo de mensagens. Esta ação foi com o objetivo de aumentar a segurança das informações trocadas entre seus colaboradores. Segundo o site Político, a cirbersegurança está sendo um dos pontos que o órgão não quer que haja falhas.

Comissão Europeia diz para todos os seus funcionarios utilizarem o app Signal

No início deste mês, a Comissão Europeia enviou a todos os funcionários uma mensagem dizendo:

"O Signal foi selecionado como aplicativo recomendado para mensagens instantâneas públicas."

Já faz um bom tempo que o app Signal recebe elogios como aplicativo de mensagens mais seguro desenvolvido. Sua segurança é devido à forte criptografia de ponta a ponta presente no software. Entretanto, apps como o WhatsApp e Apple Messages também são criptografados de ponta a ponta (o Messenger do Facebook não é). Então por que a CE estaria fazendo esta recomendação?

Um dos motivos, se deve a tentativas de invasão em contas de personalidades importantes como, por exemplo Jeff Bezos. O maior diferencial do Signal com relação aos seus concorrentes, é o fato de ele ser um software de código aberto, enquanto os outros citados não são. Isso significa que qualquer pessoa poderá visualizar o código-fonte implementado no aplicativo, podendo verificar se é realmente tudo o que afirma ser e talvez detectar algum erro.

Além do diferencial citado acima trazer a possibilidade de consulta e aprimoramento, também existe o fato de que é uma forma de transparência para se ter certeza de que o app é capaz de fazer o que promete.

Você pode baixar o app Signal na App Store (iOS) e na Play Store (Android).

Fonte: fastcompany, politico