E mais uma vez, foram descobertos aplicativos com malware incorporado em seus dados, e estão presentes na Play Store da Google com um agregado de milhões de downloads. A descoberta desta vez foi feita pela ESET, uma empresa de segurança informática e que monitora possíveis ameaçadas e programas maliciosos.

Bom, por isso, divulgamos aqui quais são tais aplicativos, para que se possa removê-los de imediato. Um conjunto de aplicativos presentes na Play Store continham adwares, ou seja, programas não desejados para anúncios sem que o usuário tenha clicado em algo ou aceitado ver conteúdo publicitário.

A Google Play Store obviamente foi alertada sobre um total de 42 aplicativos com o adware incorporado. Quando se descobriu o problema, 21 desses apps estavam na loja. No momento foram todos removidos, mas já possuíam mais 8 milhões de downloads, ou seja, muita gente foi afetada pelo adware. Claro que os aplicativos ainda estão disponíveis em lojas de aplicativos terceiros e na rede de maneira não oficial.

Portanto, verifique seus aplicativos para ter certeza que nenhum dos 21 apps abaixo estão instalados em seu smartphone:

Aplicativos com adware na Play Store - Fonte: PPLware
Aplicativos com adware na Play Store - Fonte: PPLware

Trata-se de um problema que a simples desinstalação do aplicativo resolve, diferente de vírus complexos que comprometem a segurança e privacidade do dispositivo. Porém, ainda assim tratam-se de programas não desejados que poluem o funcionamento do seu smarpthone.