Dicas para manter o computador seguro

Está com medo de utilizar o PC por conta das ameaças da web? Veja como manter o computador seguro e acessar tudo o que deseja.

Por Segurança digital Pular para comentários
Dicas para manter o computador seguro

Usar o PC para trabalho, lazer e muitos outros momentos faz parte da rotina de muitas pessoas. Entretanto, manter o computador seguro nem sempre é uma prioridade e, quando menos se espera, surgem problemas por conta desse descuido.

Internet lenta, PC se comportando de modo estranho, pop-ups abrindo inesperadamente, mensagens de erros, arquivos sumindo, travamentos e desligamentos são alguns dos indícios que de alguma coisa está errada.

Entretanto, esses problemas não podem ser ignorados, uma vez que a privacidade e segurança podem ser expostas com invasões e roubos de senhas e arquivos.

Para manter o computador seguro é preciso tomar medidas preventivas e, quando houver algum comprometimento, ações corretivas. Veja como fazer isso.

Segurança digital

Mantenha o sistema operacional atualizado

Sempre surgem novas atualizações do sistema operacional e mantê-las em dia é essencial. A cada mudança são inseridas novas formas de proteção que ajudam a manter os invasores longe e as vulnerabilidades são corrigidas.

Quem não se atenta a esse detalhe, pode deixar a configuração para que a atualização seja automática, pois assim não será preciso se preocupar com isso e o computador estará mais seguro.

Não se conecte a redes desconhecidas ou públicas

Se a sua internet está ruim e opta por acessar uma que esteja desprotegida ou está em um local que consegue acessar redes públicas, tome muito cuidado com elas. Essa pode parecer uma boa opção para se conectar, mas, ao mesmo tempo, traz grandes riscos.

Por facilitarem o acesso ao seu computador, costumam apresentar mais riscos, com vírus e invasores prontos para atacar.

Use a VPN para manter o computador seguro

Uma forma de garantir uma proteção extra é usar uma VPN para PC com Windows. Ela ajuda a criar uma rede mais segura, com informações criptografadas e que dificultam a localização do usuário.

Ela deve ser usada por quem acessa informações importantes do PC, tem o hábito de usar redes públicas, está sempre viajando ou se preocupa com a segurança. Hoje existem fornecedores confiáveis que ajudam a blindar o computador e aumentam a privacidade.

Conte com um filtro de spam

Os spams são e-mails com propagandas que muitas vezes você não solicitou, mas que enchem a sua caixa de mensagens. Eles podem parecer inofensivos e apenas invasivos por apresentarem uma série de propagandas inúteis.

Quando menos se espera é possível se deparar um com spam que tenha uma propaganda que considere uma oportunidade, e ao clicar nele, direciona para um site malicioso ou permite a instalação de vírus.

Muitos e-mails fazem essa filtragem e separam o spam em outra caixa, porém, é possível reformar essa ação selecionando individualmente cada uma das mensagens e utilizando um filtro anti-spam.

Tenha um antivírus ativo e atualizado

O antivírus funciona como uma barreira de proteção e ajuda a capturar vírus invasores antes que eles danifiquem o computador, arquivos ou comprometam a segurança.

A regra é bastante parecida com a do sistema operacional: ele deve estar sempre atualizado e com a última versão. Outro ponto importante é garantir que ele está ativo, pois apenas instalar para deixar o computador seguro não funciona.

Atenção às senhas

Desde as senhas do computador até as de acesso a sites e redes sociais devem ser muito bem pensadas. Não use senhas com números sequenciais, que remetem a datas como aniversários e nem repita a mesma senha para tudo. O ideal é que elas sejam consideradas fortes, e para isso devem conter letras, números e caracteres especiais.

Mesmo após criar uma senha considerada segura, essa não deve permanecer a mesma. O ideal é fazer a troca periódica para dificultar o acesso ao seu computador e, consequentemente, aos dados dele.

Cuidado com os sites

Pode parecer um site atraente, mas no fundo ele pode ser uma verdadeira ameaça. Muita atenção ao que acessa na internet, principalmente quando chega por meio de links, como os de e-mail, divulgados nas redes sociais ou propagandas.

Eles podem redirecionar para sites maliciosos que têm por objetivo instalar vírus e outros programas que roubem senhas e deixem o PC vulnerável.

Nas páginas que não conhecem bem, nunca clique em links que você não sabe para onde direcionam. Se for fazer compras online, cuidado ao inserir os dados para pagamento, principalmente do cartão de crédito. Veja se as páginas contêm no endereço HTTPS, pois essa é mais uma barreira e proteção.

Faça um backup

O backup não é uma forma de manter o computador seguro, mas pode garantir que não perca informações importantes no caso de uma invasão ou problema no equipamento.

Existem diferentes maneiras de fazer isso. Há a possibilidade de salvar os dados em um disco rígido externo fazendo a transferência manual. Outra possibilidade é usar o backup em nuvem em serviços especializados. Neles há a possibilidade de salvar os arquivos manualmente ou fazer o backup automático periodicamente.

Manter o computador seguro é uma necessidade para não ter os dados expostos e manter a privacidade. Seguir dicas de especialistas e manter os softwares atualizados é a melhor maneira de conseguir isso.

Compartilhe com seus amigos:
Redação
Redação A Redação do Oficina da Net é composta por todos os integrantes da equipe do portal. Estamos abertos a indicações de matérias, entre em contato conosco solicitando sua dúvida, ou acesse nosso fórum.
TWITTER: @oficinadanet
Quer conversar com o(a) Redação, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Segurança digital