A polícia da Inglaterra utiliza-se de um software com inteligência artificial para vasculhar a internet atrás de material ilegal. Porém, recentemente o sistema tem apresentado falhas, e confundido imagens de dunas no deserto, com corpos humanos despidos.

A justificativa adotada para a utilização do software, é de que as imagens podem acabar afetando psicologicamente os policiais, devido ao quão perturbadoras elas podem ser.

Imagens do deserto são confundidas com nudes.
Imagens do deserto são confundidas com nudes.

 

O confusão tem sido causada devido a palheta de cores, as tonalidades de imagens de desertos estão confundindo o algoritmo e por este motivo o sistema retorna cada vez mais imagens que não possuem nenhuma relação com o conteúdo originalmente buscado. De certa forma essa informação também pode contribuir para os criminosos que divulgam essas imagens, já que uma simples alteração na palheta de cores das imagens pode confundir ainda mais o software de rastreamento.

Os técnicos responsáveis pelo sistema, garantem que com mais treinamento e ajustes no algoritmo o software passará a reconhecer imagens ilegais e também conseguirá distinguir imagens não possui nenhuma maldade.