Como bem sabemos, todo cuidado é pouco na hora de realizar compras através da internet. O ideal é não acessarmos sites desconhecidos e se realmente formos efetuar uma compra, devemos sempre nos certificar da veracidade de todas as informações. No entanto, não é bem isso que acontece, e várias pessoas acabam caindo nos diversos golpes espalhados pela web.

De acordo com a empresa de segurança Palo Alto Networks, um novo golpe vem circulando no Brasil que está causando bastante problemas. Desta vez, utiliza o boleto bancário para infectar os computadores com malwares. O objetivo de tudo é o mesmo, ou seja, roubar dados das vítimas.

Novo golpe usa boleto bancário para contaminar computadores.
Novo golpe usa boleto bancário para contaminar computadores.

O alerta foi emitido na quinta-feira (7) e de acordo com a empresa, mais de 260 mil e-mails do tipo já foram enviados desde junho deste ano.

As mensagens chegavam na caixa de e-mail com o título "Envio de Boleto - URGENTE". O usuário, ao abrir o e-mail, acabava se deparando com um link e um arquivo PDF anexado.

No arquivo em PDF, ao ser clicado, aparece uma mensagem de "ocorreu um erro inesperado", sendo que isso por si só não é responsável pela infecção do computador.

Porém, ao clicar no link, a vítima acaba baixando um malware do tipo Trojan que se conecta a um servidor de bate-papo do tipo Internet Relay Chat (IRC) que é usado para controlar o PC da vítima.  

Conforme a Palo Alto Networks, a orientação para não ser a próxima vítima desse tipo de golpe é a mesma de sempre: não abrir e-mails suspeitos e clicar em links desconhecidos disponíveis na internet.