O profissional de segurança virtual britânico, Marcus Hutchins, que foi o responsável por neutralizar o conhecido ransomware WannaCry acabou sendo preso pelo FBI nos Estados Unidos na quinta-feira (03). Hutchins estava em Las Vegas participando da DefCon, uma conferência de segurança digital. Porém, quando estava retornando ao Reino Unido, acabou sendo preso.

Os familiares e amigos, ao perceberem que o rapaz não havia chegado ao seu país de origem, iniciaram uma busca junto a autoridades. Em um momento, o nome de Hutchins apareceu na lista de prisioneiros de uma delegacia da região, porém, após foi transferido. Por várias horas sem saber do real paradeiro do homem, foi descoberto que ele estava detido na sede do FBI em Las Vegas.

Marcus Hutchins, foi preso por um suposto envolvimento na criação e também distribuição do trojan
Marcus Hutchins, foi preso por um suposto envolvimento na criação e também distribuição do trojan "Kronos"

De acordo com o FBI, o profissional de segurança digital, de 23 anos, foi preso por um suposto envolvimento na criação e também distribuição do trojan "Kronos", que teria atingido várias instituições financeiras entre 2014 e 2015.

Conforme as autoridades americanas, o analista de informática vendia o vírus, ligado a roubos de informação financeira, no mercado negro online pela plataforma AlphaBay, que foi recentemente fechada pelo FBI.

Ainda não há novas informações sobre o assunto. Porém, caso ele seja encaminhado para julgamento, as autoridades britânicas deverão tomar medidas para que ele entre em contato com a família no Reino Unido.