Um recente ataque cibernético fez com que a HBO se tornasse a mais nova vítima. Cibercriminosos roubaram 1,5 TB de dados da empresa, incluindo episódios e roteiros de séries que ainda nem foram transmitidos.

A HBO, conforme a Entertainment Weekly, admitiu ter sido vítima do ataque. "Nós imediatamente começamos a investigar o incidente e estamos trabalhando com agentes da lei e com empresas de cibersegurança. A proteção de dados é prioritária na HBO, e levamos a sério nossa responsabilidade de proteger os dados que guardamos", disse a empresa em um comunicado.

HBO sofreu ataque e escapou 1,5TB de dados, incluindo episódio de séries
HBO sofreu ataque e escapou 1,5TB de dados, incluindo episódio de séries

No total, mais de 1,5 TB de dados foram roubados dos servidores da HBO, o que inclui roteiros, dados de funcionários e episódios completos de algumas atrações ofertadas pelo canal. Parte do conteúdo roubado já começou a ser divulgado pelos cibercriminosos, inclusive episódios que não começaram a ser transmitidos das séries "Ballers" e "Room 104" já podem ser vistos na internet.

Games of Thrones não escapou!

Um dos responsáveis pelo ataque, ainda na noite de domingo (30), enviou e-mails para vários repórteres dos Estados Unidos informando sobre o vazamento.

"Olá a toda a humanidade. O mais recente vazamento do ciberespaço está acontecendo. Qual é o nome dele? Quase me esqueci de dizer. É a HBO e 'Game of Thrones'!!! Você tem sorte de ser um dos primeiros a testemunhar e baixar o vazamento", dizia o e-mail. Para completar, ele prometia uma entrevista com o jornalista que fizesse a melhor divulgação sobre o vazamento.

Os cibercriminosos divulgaram um episódio de Game of Thrones que, ao que tudo indica, está relacionado com o próximo episódio da série, que seria transmitido em 6 de agosto.

Este pode ser um dos maiores ataques já registrados feitos em uma empresa produtora de conteúdo. A Sony, anos atrás, também foi vítima de ataque. Na época, foram roubados 26 GB de dados. Nada comparado ao atual, de 1,5 TB da HBO.