O Galaxy Z Fold8 deve ser lançado somente em 2026, mas as primeiras informações sobre o modelo começam a surgir. De acordo com o informante "Jukan" no X, a Samsung está preparando ao menos três grandes atualizações para o aparelho, incluindo uma bateria de maior capacidade e o retorno da S Pen, possivelmente para concorrer com o iPhone dobrável da Apple.
Galaxy Z Fold8 pode trazer melhorias importantes
Ao que tudo indica, a Samsung está trabalhando em uma tecnologia que utiliza uma placa de metal flexível por baixo do display para distribuir a pressão da dobra de forma mais uniforme, algo que deve reduzir significativamente o vinco na tela do Galaxy Z Fold8. Curiosamente, a gigante sul-coreana também deve fornecer esse mesmo material para o dobrável da Apple.
Quanto a bateria, ela pode ser aprimorada. O informante mencionou uma capacidade "na faixa de 5.000 mAh". Isso representaria um grande salto com relação à bateria de 4.400 mAh do Galaxy Z Fold7, garantindo uma autonomia superior.
Outro detalhe interessante é que a Samsung pode trazer de volta o suporte a S Pen, deixada de lado no Z Fold7 devido ao formato mais fino do modelo. O diretor administrativo da Samsung MX, Kang Min-seok, já havia mencionado anteriormente que o acessório não foi descartado pela empresa e que retornaria em futuros dobráveis.
Galaxy Z Fold8 e Z Flip8 podem ser os primeiros com chip de 2 nm
Alguns novos relatos da mídia sul-coreana indicam que a Samsung está trabalhando em uma versão especial do Snapdragon 8 Elite Gen 5, fabricada por ela mesmo no processo de 2 nm. Esse modelo inédito teria como destino o Galaxy Z Fold8 e Z Flip8, previsto para serem lançados no segundo semestre de 2026.
De acordo com fontes locais, a empresa já teria até enviado amostras iniciais de seu processo GAA de 2 nm para a Qualcomm avaliar. Caso os resultados sejam positivos, a sul-coreana pode formalizar um contrato para fabricar parte dos chips da linha Elite Gen 5. Se confirmado, esse seria um movimento inédito, mas também marcaria o retorno da parceria industrial entre as duas empresas após anos de predominância da TSMC.
Por enquanto, a informação é tratada apenas como um rumor, mas que ganha força porque o Exynos 2600, próximo chip proprietário da Samsung, será o primeiro do mundo fabricado em 2 nm GAA. Esse mesmo processo deve estrear na série Galaxy S26, o que facilitaria a produção em escala e a integração entre as diferentes linhas de chips.
Caso o projeto avance, a próxima geração de dobráveis da Samsung seriam os primeiros equipados com um chip da Qualcomm fabricado em 2 nanômetros. Na prática, essa tecnologia será capaz de prometer uma melhor eficiência energética, desempenho superior e menor aquecimento.