Após diversos rumores, a Samsung finalmente apresentou o Galaxy XR, seu primeiro headset de realidade mista que chega para "bater de frente" com o Apple Vision Pro, especialmente no preço. O dispositivo, desenvolvido em parceria com o Google e a Qualcomm, traz um novo chip Snapdragon, telas de altíssima resolução, integração com o Gemini e nada menos que 12 câmeras.
O que o Galaxy XR oferece?
O Galaxy XR vem com telas micro-OLED com resolução de 3.552 x 3.840 pixels, algo próximo de 8K. Por padrão, os displays suportam 72 Hz de taxa de atualização, mas existe uma opção de 60 Hz e outra de 90 Hz. Além disso, há duas câmeras de 6,5 MP que podem ser usadas para enxergar o ambiente externo e capturar fotos e vídeos 3D.
O dispositivo também entrega mais seis câmeras voltadas para fora que, segundo a Samsung, garantem um rastreamento da posição do usuário, eliminando a necessidade de equipamentos adicionais. Essas lentes ainda servem para rastrear as mãos, que são a principal forma de utilizar o Galaxy XR.

No interior do headset, há outras quatro câmeras para rastreamento ocular, que identificam o que o usuário está vendo e também servem como método de autenticação para desbloquear o dispositivo e realizar compras em aplicativos. O aparelho ainda vem com acelerômetro, giroscópio e um sensor de cintilação para uma melhor experiência sob iluminação artificial.
O Galaxy XR possui uma distância interpupilar ajustável (54-70 mm) e suporta inserções ópticas para usuários que usam óculos. Ele pesa 545 gramas e tem uma bateria de 302 gramas, mas a Samsung afirmou que estrutura foi projetada para distribuir a pressão pela testa e pela parte de trás da cabeça, garantindo mais conforto.
Quanto a bateria, a empresa revelou que o dispositivo tem autonomia de até 2,5 horas assistindo vídeos no YouTube, mas no uso geral, esse tempo é de 2 horas.

Por dentro, o Galaxy XR vem equipado com o chip Snapdragon XR2+ Gen 2, aliado a 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. O software embarcado é o Android XR, uma plataforma que oferece acesso a todos os aplicativos do Android padrão.
Outro destaque do headset é a integração com o Gemini, que pode ver e ouvir tudo ao redor e conversar com o usuário sobre o ambiente e suas tarefas. Por exemplo, dá para pedir que a IA planeje uma viagem usando o Google Maps ou encontre vídeos do YouTube, podendo, inclusive, fazer perguntas sobre o que você está assistindo. Em jogos XR, a IA do Google também pode dar dicas sobre o game.
Outras características do dispositivo incluem: Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e seis microfones para captar a voz do usuário e o som do ambiente, além de dois alto-falantes.
Preço e disponibilidade
O Galaxy XR já está disponível nos Estados e na Coreia do Sul pelo preço de US$ 1.800 (~R$ 9.699). Ainda não há informações sobre o lançamento no Brasil.