Os smartwatches desempenham um papel importante na saúde preventiva, afinal, os dados coletados pelos dispositivos podem ser analisados por especialistas para detectar problemas como fibrilação atrial e hipertensão. Buscando expandir ainda mais esses recursos, a Samsung anunciou uma nova tecnologia que permitir que seus smartwatches detectem sinais de insuficiência cardíaca.
Galaxy Watch terá novo recurso de saúde
A Samsung revelou que desenvolveu novos algoritmos de inteligência artificial em colaboração com a Medical AI, uma empresa sul-coreana especializada em ECG baseado em IA. Em breve, os dispositivos vestíveis da marca serão capazes de detectar e monitorar a Disfunção Sistólica do Ventrículo Esquerdo (DSVE).
Essa condição é responsável por quase 50% dos casos de insuficiência cardíaca. A detecção e o monitoramento precoce pode ajudar os usuários a obter o tratamento necessário antes de acontecer algo mais grave.

A empresa afirmou que os algoritmos de IA foram desenvolvidos com base no próprio algoritmo da Medical AI, que analisa 12 derivações de ECG. Essa IA em particular já está sendo usada em mais de 100 hospitais na Coreia do Sul para ajudar mais de 120 mil pacientes mensalmente.
A tecnologia já foi aprovada pelo Ministério de Segurança de Alimentos e Medicamentos, que seria a versão coreana da Anvisa no Brasil. Apesar de animador, o recurso pode demorar um pouco para chegar ao mercado global, já que depende da aprovação dos órgãos reguladores de cada país.