O headset Samsung XR (extended reality) está cada vez mais próximo do seu lançamento, pois agora houve um vazamento com imagens e especificações de seu protótipo. Ômer Dursun, do Neowin, relatou que um site chinês compartilhou detalhes de um protótipo do headset Samsung XR.

Headset XR da Samsung tem diversas informações vazadas

Samsung XR tem diversas especificações vazadas. Fonte: Neowin
Samsung XR tem diversas especificações vazadas. Fonte: Neowin

De acordo com as informações sobre o headset Samsung XR (extended reality) que foram vazadas, haverá quatro câmeras responsáveis pelo rastreamento dos movimentos da cabeça do usuário. Além disso, foi dito que a fabricante sul coreana de smartphones implementou duas câmeras duplas RGB, para a detecção de cores, e um sensor de profundidade, para o rastreamento manual e ambiental.

Foram utilizados micro displays OLED e lentes pancake para projetar o visor do headset da Samsung. É interessante observar que o produto é alimentado pelo chipset Exynos 2200, feito pela empresa sul coreana. Este chip da Samsung recebeu críticas por apresentar problemas de superaquecimento em smartphones, ou seja, é provável que a Samsung tenha otimizado o processador para suportar cargas de trabalho relacionadas a realidade aumentada.

O headset de realidade aumentada e virtual da Samsung utiliza as mãos e os olhos para receber comandos dos usuários.

Protótipo do Samsung XR, headset de realidade aumentada e realidade virtual. Fonte: Vrtuoluo
Protótipo do Samsung XR, headset de realidade aumentada e realidade virtual. Fonte: Vrtuoluo

Lançamento e disponibilidade

O headset de realidade aumentada e virtual, Samsung XR, deverá ser lançado em meados de 2024. Especula-se que seu preço seja algo entre US$ 1.500 e US$ 2.000.