Em 6 de agosto, a Samsung liberou as inscrições para o programa de testes da OneUI 3.0, sua nova interface que será baseada no recém-lançado Android 11. Essa versão deve trazer uma série de melhorias e recursos com relação a OneUI 2.5, que estreou na linha Galaxy Note 20.

Quer saber detalhes sobre todas as novidades presentes na beta da OneUI 3.0? Então confira abaixo o que mudou. Antes de mais nada, é importante mencionar que, levando em consideração que estamos falando de uma versão de testes, algumas funções podem sofrer alterações.

Novos recursos

Samsung Internet

Com a chegada da OneUI 3.0, o navegador da Samsung passará a bloquear o redirecionamento que alguns sites fazem ao tocar no botão "Voltar", além de avisar sobre páginas que exibem muitos pop-ups ou notificações, podendo bloqueá-las.

A gigante sul-coreana também mudará o visual do navegador, principalmente no menu de opções, tudo para faciliar que os usuários encontrem os novos recursos. Uma dessas novidades consiste em traduzir sites com apenas um botão - também existe uma opção para esconder a barra de status, tornando a experiência de uso mais imersiva.

Guias do Samsung Internet agora podem ser reorganizadas - Imagem: XDA Developers
Na OneUI 3.0, guias do Samsung Internet podem ser reorganizadas - Imagem: XDA Developers

O navegador agora suporta 99 abas abertas simultaneamente, enquanto que o design da barra de guias será totalmente aprimorado para se tornar compatível com outros dispositivos. A Samsung também afirma que será possível bloquear e reordenar as abas para tornar o ambiente mais organizado.

Infelizmente, temos uma má notícia: o Samsung Internet não será mais compatível com o painel Edge, recurso que permite desliza o dedo na lateral dos smartphones para acessar alguns atalhos.

Contatos

Em versões atuais da OneUI, o aplicativo nativo de Contatos não é muito bem construído, afinal, ele costuma exibir os contatos sincronizados do Gmail e do chip ao mesmo tempo.

Na OneUI 3.0, os usuários poderão deletar números duplicados, procurar nomes com mais facilidade e editar múltiplos contatos de uma só vez. A Samsung também aumentou o tempo limite da lixeira, saindo de 15 para 30 dias. Dessa forma, você terá um tempo maior para recuperar um contato apagado.

Telefone

Quanto ao aplicativo de Telefone, a gigante sul-coreana mudou apenas a interface, permitindo que o usuário customize a tela de chamada com suas próprias fotos e vídeos.

Aplicativo Telefone vai permitir customizar a tela de chamada - Imagem: XDA Developers
Aplicativo Telefone vai permitir customizar a tela de chamada - Imagem: XDA Developers

Mensagens

Na OneUI 3.0, o app Mensagens ganhará uma lixeira para armazenar mensagens deletadas durante um determinado período de tempo.

Galeria e Editor de fotos

A Samsung implementou uma função que já está disponível em outros editores de fotos: reverter as imagens editadas para suas versões originais.

Editor de fotos conseguirá reverter fotos editadas para suas versões originais - Imagem: XDA Developers
Editor de fotos conseguirá reverter fotos editadas para suas versões originais - Imagem: XDA Developers

Calendário e Lembrete

A OneUI 3.0 melhora o layout dos aplicativos Calendário e Lembrete, fazendo com que eles exibam um alerta em toda extensão da tela.

Além disso, os eventos que começarem no mesmo horário passarão a ser mostrados na visualização do mês e da agenda. Por fim, as opções de adicionar e editar eventos serão reorganizadas para facilitar a usabilidade.

Samsung DeX

A One UI 2.5 trouxe a opção de conectar smartphones Galaxy compatíveis com o DeX em TVs sem uso de cabos. A nova versão da interface vai manter esse recurso, tendo como novidade um touchpad digital que vai permitir alterar o zoom da tela e o tamanho da fonte.

Samsung DeX Wireless já está disponível em smartphones com OneUI 2.5 - Imagem: XDA Developers
Samsung DeX Wireless já está disponível em smartphones com OneUI 2.5 - Imagem: XDA Developers

Samsung Keyboard

A Samsung não pretende aplicar muitas mudanças em seu teclado oficial. No geral, ele ganhará uma opção de adição de sugestões de preenchimento e a opção de copiar e colar imagens direto do teclado. As configurações também serão reorganizadas para exibir as principais ferramentas em primeiro lugar.

Acessibilidade

A One UI 3.0 será mais inteligente no fornecimento de recursos de acessibilidade baseados no uso do usuário, além de permitir o acesso rápido às principais funções através das configurações do smartphone.

Detectores sonoros agora funcionarão com dispositivos compatíveis com a plataforma "SmartThings", como TVs e lâmpadas inteligentes, tendo como objetivo dar alertas mais visíveis quando a campainha toca ou quando o bebê está chorando, por exemplo.

Economia de bateria

Uma nova função estará presente nas configurações de bateria: "Minimal Battery Use". Com esse recurso ativado, o sistema colocará um tema escuro, uma tela inicial bem simples e limitirá o uso de aplicativos em segundo plano para aumentar a economia de energia.

Nova função Minimal Battery Use da OneUI 3.0 - Imagem: XDA Developers
Nova função "Minimal Battery Use" da OneUI 3.0 - Imagem: XDA Developers

Outra opção que será embarcada é um modo de processamento aprimorado, que realiza uma espécie de "overclock" no aparelho para fornecer mais desempenho.

Bixby Routines

Para quem não conhece, as rotinas da Bixby (assistente virtual da Samsung) servem para ajustar automaticamente algumas configurações e controlar aplicativos do smartphone com base em determinados padrões e preferências de uso.

Ícones personalizados da Bixby Routines - Imagem: XDA Developers
Ícones personalizados da Bixby Routines - Imagem: XDA Developers

Na One UI 3.0, o usuário poderá colocar um ícone personalizado para cada rotina e ver quais ações são revertidas quando uma rotina termina. Outras novidades embarcadas incluem algumas funções de acessibilidade e novas condições de rotina, incluindo horário específico, rede WiFi, conexão Bluetooth e chamadas recebidas de um contato.

Bem-estar digital e Controle dos pais

Após a atualização, um widget estará disponível na tela de bloqueio para checar o tempo de tela sem precisar desbloquear o smartphone - ele também exibirá algumas métricas adicionais, como o tempo de uso enquanto você dirige.

O usuário também vai conseguir ver como seu uso mudou desde a semana anterior e verificar o tempo de uso de cada recurso.

Visual

Tela inicial

A Samsung resolveu implementar um recurso disponível na interface da LG: na OneUI 3.0, será possível desligar a tela dando dois toques em um local vazio.

O processo para adicionar widgets de aplicativos também ficará mais fácil, bastando tocar e segurar no ícone.

Tela de bloqueio

A tela de bloqueio na OneUI 3.0 agora exibirá widgets mais inteligentes. Além disso, a opção de alterar o papel de parede automaticamente de acordo com o tempo mostrará mais categorias.

Tela de bloqueio dinâmica da OneUI 3.0 - Imagem: XDA Developers
Tela de bloqueio dinâmica da OneUI 3.0 - Imagem: XDA Developers

Painel de notificações

O painel de notificações entrega um efeito de desfoque bem interessante, sendo semelhante ao que vemos na interface proprietária da chinesa Oppo.

Painel de notificações da OneUI 3.0 - Imagem: XDA Developers
Painel de notificações da OneUI 3.0 - Imagem: XDA Developers

Também existem outros detalhes menores, como o redesign do painel de volume, que agora será mostrado no canto direito da tela de forma vertical, contendo três pontinhos na parte superior que encaminha para mais opções de áudio.

Novo painel de volume da OneUI 3.0 - Imagem: XDA Developers
Novo painel de volume da OneUI 3.0 - Imagem: XDA Developers

Câmera

Levando em consideração que a One UI 2.5 já trouxe mudanças importantes no aplicativo de câmera, a nova versão apenas adiciona algumas melhorias no autofoco e na auto-exposição, além de aprimorar a estabilização de imagem ao tirar fotos da lua.

Quais smartphones receberão a OneUI 3.0

Até o momento, a Samsung não divulgou quais modelos serão atualizados, mas é bastante provável que as linhas Galaxy S20 e Galaxy Note 20 sejam as primeiras, seguidas pelos dobráveis Galaxy Z Fold 2 e Galaxy Z Flip.

Quanto as linhas Galaxy Note 10 e Galaxy S10, elas devem receber o Android 11, conforme prometido pela Samsung na nova política de três grandes atualizações. Portanto, acreditamos que esses modelos também serão agraciados com a nova OneUI 3.0.