Hoje, a Samsung realizou um evento virtual voltado à imprensa cujo tema era sua linha de televisores de 2020 e a tecnologia por trás deles. O destaque foi para a nova QLED 8K, que inclui inteligência artificial para aprimorar a imagem.

Dentre as televisões 8K, o modelo Q950T combina design ultrafino, qualidade de imagem 8K e um som surround. Se trata de um televisor sem bordas, com tela em 99% do televisor a fim de proporcionar imersividade.
Possui um processador Quantum 8K para o aprimoramento de imagem para 8K por meio dos recursos de IA Upscaling e deep learning, que convertem automaticamente conteúdos que não são 8K para uma resolução mais próxima à 8K. Isso acontece porque a QLED 8K possui uma "Rede Neural" que tem a capacidade automática de aprendizado, permitindo restaurar detalhes com base em um banco de dados de imagens de alta definição. Ao incluir esse recurso, além do "Formula Bank" - que já estava incorporado ao processador Quantum 8K desde 2019.

Recursos sonoros

Esse modelo também traz alguns recursos sonoros novos, como Som em Movimento , inteligência de som antirruído e Sincronia Sonora ,que fornecem áudio multidimensional e dinâmico. Existem alto-falantes no meio inferior, superior e nas laterais do televisor para dar dimensionalidade ao som.

Juntamente a isso, existe também a tecnologia de inteligência de som antirruído da Q950T, um ganho originado pelo processador Quantum. Por meio de um sensor embutido e da inteligência do processador, a TV pode ajustar e otimizar automaticamente o volume dos diálogos em poucos segundos de acordo com os ruídos externos identificados. Isso significa que ela é capaz de amplificar especificamente a frequência de som da fala para que possa ser ouvida com nitidez, mesmo que haja algum ruído ambiente e sem que haja necessidade de aumentar o volume.

Já a tecnologia de Sincronia Sonora permite que a soundbar e a TV trabalhem juntas. Normalmente, quando uma soundbar é conectada a um televisor, todo o sistema de som da TV é desativado. Com a Sincronia Sonora, os alto-falantes da TV e da Soundbar trabalham simultaneamente em harmonia para uma experiência sonora aprimorada. Isso inclui os alto-falantes superiores.

Recursos de imagem


As TVs QLED da Samsung apresenta a tecnologia de Pontos Quânticos para o aprimoramento das cores. Há também a recém-adicionada tecnologia de distribuição de energia local (Direct Full Array) que aloca a luminosidade de maneira eficiente pela tela da Q950T, proporcionando mais brilho às áreas claras, enquanto as áreas escuras ficam ainda mais escuras.

Um sensor de luminosidade externo inteligente ligado ao processador Quantum 8K contribui para uma experiência de visualização adaptada em vários ambientes que a televisão possa estar, especialmente em condições de muita luz. Assim, a luminosidade da tela aumenta ou diminui de acordo com a luz do ambiente.

Gaming Experience

As QLED da Samsung possuem o Modo Game, que reduz as interferências de imagem para o jogo de forma suave e contínua.
Já o Game Surround Sound utiliza a tecnologia de Inteligência Artificial para analisar cada cena e obter um som direcional mais preciso e realista. Isso significa que o jogador pode ouvir os passos dos inimigos se aproximando e contra-atacar antes que eles percebam. Desta maneira, a QLED da Samsung não apenas permite uma verdadeira imersão no jogo, como também contribui para um melhor desempenho.