Recentemente, o renomado leaker Ice Universe descobriu um papel de parede capaz de inutilizar smartphones Android. Em sua conta do Twitter, ele afirmou que essa imagem, aparentemente inofensiva, afetava principalmente os modelos da Samsung.

A falha começa da seguinte maneira: quando a imagem é definida como papel de parede, o smartphone começa a piscar a tela e reinicia aleatoriamente, entrando em loop e, consequentemente, tornando-se inutilizável.

Por algum motivo desconhecido, o wallpaper não afeta aparelhos da Huawei e OnePlus. Até o momento, não existem informações precisas sobre o que causa esse problema, mas o Ice Universe acredita que bug estar relacionado à gama de cores suportada pelo Android:

Quando fiz o upload da imagem original (esquerda) para o Weibo, descobri que sua cor foi alterada (direita). Nesse momento, a imagem se tornou inofensiva, mas quando carregada no twitter, a imagem original não muda de cor e ainda é prejudicial. Por isso, suspeito que possa estar relacionado à gama de cores. Em outras palavras, o Weibo processou as fotos e retirou os metadados nocivos. Mas o mecanismo do Twitter para processar fotos é diferente do Weibo.

Agora, buscando sanar esse problema, o pessoal do SamMobile confirmou que a Samsung está trabalhando em uma nova atualização que corrige a falha.

Apesar deste bug afetar diretamente o Android, parece que a gigante sul-coreana não vai esperar uma resposta do Google, como um patch de segurança, por exemplo, algo totalmente compreensível levando em consideração que estamos falando de um problema que danifica seriamente o sistema.

Infelizmente, ainda não sabemos quando a atualização será disponibilizada, mas isso pode acontecer em breve. Até lá, recomendamos que tenham bastante cuidado ao adicionar papéis de parede em seu smartphone Android. Sempre verifique se ele foi adquirido de fontes confiáveis.