Quando a Samsung apresentou o Galaxy S8 e S8 Plus em 2017, a empresa também mostrou ao mundo sua assistente virtual: Bixby. Ela evoluiu bastante desde então, mas nunca foi muito útil para nós brasileiros, dado que não falava nosso idioma. Felizmente isso acaba de mudar.

Em um comunicado oficial, a Samsung revelou que iniciou os primeiros testes da Bixby em português. Embora esteja em fase beta, a assistente da sul-coreana já pode conversar em português da mesma forma que fazemos com Alexa, Google Assistente e Siri, por exemplo.

Usando comandos de voz, a Bixby consegue executar diversas ações, como gravar lembretes, alarmes, ver eventos na agenda, enviar mensagens e outras funções, tudo isso de maneira simples e rápida.

Eduardo Santos, diretor de Conteúdos e Serviços para a área de dispositivos móveis da Samsung Brasil, disse em uma entrevista que a Bixby é muito importante pois ela se integra perfeitamente ao ecossistema da marca:

O principal diferencial da Bixby é simplificar as rotinas dos usuários, permitindo que se concentrem no que há de mais importante em suas vidas. Durante o período de testes, esperamos aprimorar a solução, adaptando-a às características únicas do público brasileiro, para que possamos oferecer o melhor serviço possível ao lançarmos a Bixby oficialmente para nossa base de usuários.

De acordo com a Samsung, o idioma português será disponibilizado inicialmente apenas para os proprietários do Galaxy S10, podendo chegar em outros modelos, como o Galaxy Note 10, no futuro.