Os smartphones mais recentes da linha Galaxy S da Samsung são tão poderosos que você quase poderia usá-los como um computador portátil. Na verdade, você já pode, se não se importar em utilizar o Android no modo especial DeX da Samsung. Mas se você quiser aplicativos em sua área de trabalho, infelizmente não será possível. A menos que você se sinta confortável utilizando Linux (em sua versão beta para o Samsung).

Felizmente, a Samsung agora está expandindo o suporte a essa ferramenta para seus smartphones mais recentes e, inusitadamente, também para alguns tablets.

Para ficar claro, o Samsung Galaxy S9 e S10 já possuem a ferramenta Samsung DeX. Essa é a experiência que você vai ter ao conectar os smartphones a um monitor externo mesmo sem pedir para ativar.

Samsung DeX
Samsung DeX

O que o Linux no DeX oferece é uma experiência mais próxima de uma área de trabalho real, pelo menos para aqueles acostumados a utilizar Linux. Você conseguirá executar uma versão completa do Ubuntu via DeX, embora seja desenvolvido para ARM. Ele é destinado principalmente aos desenvolvedores, para que eles possam criar programas para smartphones diretamente de seu celular, mas até mesmo usuários mais avançados de Linux que não são desenvolvedores, estão achando útil essa funcionalidade.

O Linux on DeX foi inicialmente disponibilizado apenas em dois dispositivos, o Galaxy Note 9 e o Galaxy Tab S4. Uma atualização do aplicativo Linux on DeX revela que todos os quatro modelos : Galaxy S10, S10+ e o Galaxy S9 e S9 + são agora suportados. O requisito para o último, no entanto, é que eles devem estar executando a interface Samsung One baseada no Android 9.0.

Fonte: SlashGear