Nesta semana desembarcam no Brasil as primeiras TVs com resolução 8K. A Samsung anunciou os modelos de 65, 75 ou 82 polegadas. Os aparelhos da linha QLED 8K Q900 contam com quatro vezes mais pixels na tela do que os aparelhos 4K. Assim, uma TV 8K possui 33 milhões de pixels por tela.

A necessidade de uma resolução maior é proporcional ao tamanho da tela. Conforme as telas ficam maiores, a taxa de pixel por polegada diminui. Isso tudo ajuda a melhorar a percepção de qualidade de imagem, já que as cenas ficam com mais definição.

As TVs contam com uma tecnologia de melhoria de imagens chamada upscalling, o que deixa a qualidade da imagem melhor do que aquela em que um filme ou série foi filmado.

Samsung anuncia primeiras TVs 8K no Brasil .
Samsung anuncia primeiras TVs 8K no Brasil .

O painel LED dos novos modelos possui uma película de pontos quânticos para melhorar a fidelidade de cores em relação a uma televisão LCD LED tradicional. Além disso, ela possui módulos que se acendem e se apagam para oferecer uma melhor experiência de observação de nuances de preto e cinza.

As novidades estarão disponíveis no mercado brasileiro ainda neste ano e terão valores sugeridos que vão de 24.999 reais para o modelo de 65 polegadas, 38.999 reais para o de 75 polegadas e 89.999 para o de 82 polegadas. Também haverá uma versão maior, com 92 polegadas, que será lançada até o final do ano e sem preço definido até então.

"Como líder global do mercado de TVs por 13 anos consecutivos, a Samsung é a pioneira na introdução da nova era de resolução de imagem. A chegada da QLED 8K mudará totalmente a maneira de assistirmos todos os detalhes em uma imagem, trazendo também uma sensação de profundidade e total imersão nunca vistas antes", diz Erico Traldi, diretor de produto de TV e áudio e vídeo da Samsung Brasil.

Fonte: Exame