A Samsung, após dez anos das primeiras queixas,  pediu desculpas a todos os portadores de doenças relacionadas ao trabalho que estavam empregando em suas linhas de produção de chips e LCD, e concordou com um pacote de compensação com um valor máximo de 150 milhões de won coreanos (US$ 130.000) por doença, disse a agência de notícias Yonhap.

"Amados colegas e familiares sofreram por um longo tempo, mas a Samsung Electronics não cuidou do assunto mais cedo", disse o executivo-chefe da Samsung Electronics, Kim Ki-nam. "A Samsung Electronics também não gerenciava totalmente e completamente os riscos potenciais à saúde em nossas linhas de produção de chips e telas de cristal líquido. Hoje, queremos expressar um sincero pedido de desculpas aos trabalhadores que sofrem de doenças, assim como às suas famílias. "

Samsung deve indenizar vítimas de doenças trabalhistas.
Samsung deve indenizar vítimas de doenças trabalhistas.

O acordo da Samsung ainda cobre doenças congênitas desenvolvidas por crianças das vítimas. Tudo isso é resultado de uma campanha de décadas da SHARPS, organização fundada por Hwang Sang-Ki, que perdeu o seu filho vítima de leucemia enquanto trabalhava em uma das fábricas de chips da Samsung em 2007. De acordo com a SHARPS, cerca de 200 funcionários podem ter contraído doenças que estão relacionadas às linhas de produção da Samsung, sendo que 70 delas vieram a falecer.

A mediação teve início ainda em 2014 entre a Samsung e a SHARPS, porém, não tinha havido um acordo até então. No final daquele mesmo ano, a Samsung tentou um pedido de desculpas pelas doenças ocasionadas e anunciou o seu próprio plano de compensação, a SHARPS não aceitou.

No início deste ano as negociações foram retomadas e em julho, a companhia aceitou o resultado da mediação. O prazo para a compensação ser paga é de 31 de outubro de 2028.

Fonte: The Verge