A Microsoft está cada vez mais investindo na sua linha Surface, sendo que os aparelhos recebem novidades constantemente. De acordo com uma nova patente registrada, aprovada e publicada pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO), destaca o desenvolvimento de "baterias inteligentes para carregamento ultrarrápido".

Microsoft trabalha em bateria de carregamento ultrarrápido.
Microsoft trabalha em bateria de carregamento ultrarrápido.

A patente em questão abrange a bateria para todos os aparelhos, incluindo notebooks e laptops, até modelos 2-em-1 como o Surface Pro e Surface Go e ainda smartphones. As descrições confirmam que a figura 1 "ilustra um exemplo de ambiente operacional em que técnicas para carregamento ultrarrápido de uma bateria inteligente podem ser implementadas."  Para completar, o ambiente operacional é detalhado como "aparelho computacional", que é mostrado em três exemplos: "um smartphone 104, um dispositivo de computação em tablet 106 (com teclado opcional), e um computador laptop 108."

Patente registrada pela Samsung.
Patente registrada pela Samsung.

Conforme o documento, as baterias inteligentes funcionam da seguinte forma: "o exemplo descrito inclui determinar, pelo controlador de gerenciamento de bateria, uma configuração de carregamento para administrar um ou mais módulos de baterias inteligentes."

A patente foi solicitada pela Microsoft em fevereiro de 2017 e publicada no dia 23 de agosto de 2018.