Ruby

Ruby

Ruby é uma Linguagem de programação interpretada, com tipagem dinâmica e forte, orientada a objetos e, com várias semelhanças com Perl, Python e SmallTalk.

Ruby Voltar à home page
Todo o conteúdo de Ruby
  • Qual linguagem de programação tem os melhores salários fora do país
    Programação

    Qual linguagem de programação tem os melhores salários fora do país

    Recentemente vimos aqui no Oficina quais as melhores linguagens de programação, lembra? Depois vimos qual a que mais paga por aqui no Brasil. Agora vamos ver qual a que mais paga nos Estados Unidos.

  • Rails 3.2.13: Libera atualização para correção de Falhas em DoS e XSS
    Programação

    Rails 3.2.13: Libera atualização para correção de Falhas em DoS e XSS

    Os desenvolvedores do Rails lançaram atualizações para as versões 3.2.13, 3.1.12 e 2.3.18, para corrigir quatro falhas de segurança em seu framework de aplicação web. Eles ainda recomendam que os usuários atualizem o mais rápido possível, para as últimas versões do Rails.

  • MVC - O padrão de arquitetura de software
    Programação

    MVC - O padrão de arquitetura de software

    Neste tutorial vamos conhecer um pouco sobre o padrão MVC. Model-view-controller (MVC) é um padrão de arquitetura de software. Com o aumento da complexidade das aplicações desenvolvidas torna-se fundamental a separação entre os dados (Model) e o layout (View). Desta forma, alterações feitas no layout não afectam a manipulação de dados, e estes poderão ser reorganizados sem alterar o layout.

  • Aprenda Ruby: Parte 1 - O Início
    Programação

    Aprenda Ruby: Parte 1 - O Início

    Ruby é uma linguagem de programação interpretada, orientada a objetos, reflectiva, de tipagem forte e dinâmica, suporta também outros paradigmas de programação como funcional e imperativo, além de ter sido fortemente influenciada por outras linguagens como Smaltalk, Perl e Python. É uma linguagem multi-platafoma, e segue a licensa GPL e a Ruby License

  • Ruby a Partir de Outras Linguagens
    Programação

    Ruby a Partir de Outras Linguagens

    Quando olha pela primeira vez para um pedaço de código Ruby, lembrar-se-á, muito provavelmente, de outras linguagens de programação que já utilizou. Isto é de propósito. Muita da sintaxe é familiar a utilizadores de Perl, Python e Java (entre outras linguagens). Assim sendo, se já usou alguma delas, aprender Ruby será muito fácil.

  • Aprenda Ruby em Vinte Minutos
    Programação

    Aprenda Ruby em Vinte Minutos

    Este é um pequeno tutorial de Ruby que não deverá demorar mais de 20 minutos a completar. Assume-se á partida que já tem o Ruby instalado.

  • A estrutura de diretórios do Rails
    Programação

    A estrutura de diretórios do Rails

    Em mais um artigo sobre Ruby on Rails vou falar a estrutura de diretórios criada quando se inicia o desenvolvimento de uma aplicação.

  • Instalando Ruby on Rails no Mac OS x e no Windows
    Programação

    Instalando Ruby on Rails no Mac OS x e no Windows

    Nesse tutorial vou mostrar como instalar a versão 1.8.7 do Ruby, por ser a versão que possui um maior número de materiais disponíveis para pesquisa, além de livros e códigos prontos.

  • Ruby: Fazendo a segurança de seus IDs
    Programação

    Ruby: Fazendo a segurança de seus IDs

    Uma coisa que todo desenvolvedor web acaba aprendendo, cedo ou tarde, é a velha máxima “não confie nos parâmetros”.

  • Ruby on Rails: Preparando seu ambiente de desenvolvimento
    Programação

    Ruby on Rails: Preparando seu ambiente de desenvolvimento

    Saiba como preparar seu ambiente de desenvolvimento em Linux para poder trabalhar com Ruby e o framework Rails! Ao contrário de PHP, Ruby é um pouco mais complexo para instalação. Porém, os recursos são muito maiores e o benefício a longo prazo é bem maior.

  • Porque programar em Ruby é legal
    Programação

    Porque programar em Ruby é legal

    Descubra porque programar em Ruby é tão bom. O framework que serviu de catalisador para o sucesso da linguagem Ruby não escolheu a linguagem ao acaso. Ruby apesar de possuir certos defeitos, possui poderosos artifícios que torna a experiência de desenvolver em algo único.

  • Ruby on Rails: framework revolucionário?
    Programação

    Ruby on Rails: framework revolucionário?

    Saiba porque esse framework está sendo tão falado por todos os cantos. Por muito tempo PHP e ASP foram as linguagens mais faladas e usadas para o desenvolvimento web. Porém, como tudo muda (e felizmente em computação não é um processo demorado), a linguagem Ruby começou a ganhar espaço com o surgimento do framework Ruby on Rails.

  • Framework, o que é e para que serve?
    Programação

    Framework, o que é e para que serve?

    Framework é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação.

  • Ruby, o que é?
    Programação

    Ruby, o que é?

    Ruby é uma Linguagem de programação interpretada, com tipagem dinâmica e forte, orientada a objetos e, com várias semelhanças com Perl, Python e SmallTalk.

Enquete
Tela de celular, você prefere?
Com bordas(9,73%)
Com notch(6,11%)
Tela completa(74,82%)
Celular dobrável(5,18%)
Tela frente e verso(4,17%)
Destaques
Assine a nossa newsletter