O ano mal começou e a gente já está testando mais um celular topo de linha com processador Snapdragon 8 Elite Gen 5.

Esse é o GT 8 Pro, o novo flagship da Realme. Eles enviaram para a gente testar a edição especial de Fórmula 1. O celular é licenciado oficialmente pelo time da Aston Martin e carrega as cores da equipe, não só no design externo, mas também na interface e ícones do sistema. Mas muda só a estética mesmo. Eles enviaram também a versão normal e é a mesma coisa.

Eu digo "normal", mas de normal esse celular não tem nada: começa pelo processador, simplesmente o chip mobile mais poderoso do mundo, o Snapdragon 8 Elite Gen 5.

Ele também vem com 12GB de memória RAM - e não é aquela bobagem de RAM virtual - não, são 12 GB de verdade.

Na tela, temos provavelmente o melhor painel que já passou pelo canal Roda Liso: trata-se de um display AMOLED de 6.79 polegadas, taxa de atualização de 144Hz, resolução 4K e, saca só, brilho máximo de 7.000 nits.

E mesmo sendo um celular relativamente fino, a Realme conseguiu colocar aqui dentro uma porrada de câmeras e também uma bateria gigante com 7.000mAh de capacidade. A minha pergunta é, com tantas funcionalidades incríveis, será que sobrou algum espaço para refrigeração?

Vamos colocar o GT 8 Pro para competir com o REDMAGIC 11 Pro que testamos duas semanas atrás. Ambos têm processador Snapdragon de última geração, mas, diferente do REDMAGIC, o nosso Realme não tem ventoinha gamer e muito menos um watercooler embutido. Será que tem chance de rodar os jogos mais pesados sem superaquecer?

Asphalt Legend Unite:

Jogamos Asphalt com gráficos no alto e FPS desbloqueado em 120.

realme GT 8 Pro: 119 FPS - 96% - 💎RODA COMPETITIVO💎

REDMAGIC 11 PRO: 75 FPS - 100% - 💎RODA COMPETITIVO💎

Asphalt é sempre o primeiro jogo que testamos, mas dessa vez, estamos assistindo a última gameplay que eu gravei. Acontece que eu tive que refazer praticamente TODOS os testes desse Roda Liso. O motivo disso é que no menu "GT Boost", eu configurei para jogar com o modo "Hyper Taxa de Quadros", e foi assim que testamos todos os jogos. O que eu só fui descobrir depois é que, com este modo ativado, vários jogos ficam com a performance muito inferior, como foi o caso do Asphalt, que pontuou inicialmente 75 frames de média, e depois 119 de média com a opção desativada. No começo eu nem estranhei isso, já que o próprio REDMAGIC 11 Pro ficou com apenas 75 frames no Asphalt.

O importante é que eu peguei esse erro antes de gravar o vídeo, então ficou dois selos "Roda Competitivo" e bora continuar com os testes.

CarX Street:

No CarX jogamos com tudo no máximo e sem limite de FPS.

realme GT 8 Pro: 60 FPS - 100% - RODA LISO✅

REDMAGIC 11 PRO: 71 FPS - 98% - 💎RODA COMPETITIVO💎

Eu tinha esperanças de que o Realme também liberaria acima dos 60 frames no CarX Street, mas, pelo visto, o REDMAGIC 11 PRO continua sendo o único celular que consegue fazer isso, pelo menos dos testados aqui no canal. Mesmo assim, é impossível reclamar de 60 frames de média com 100% de estabilidade, principalmente num game não tão bem otimizado como o CarX. É selo "Roda Liso" para o Realme e "Roda Competitivo" para o REDMAGIC.

COD Mobile:

No COD Mobile testamos com gráficos no mínimo e FPS no "ultra".

realme GT 8 Pro: 119 FPS - 98% - 💎RODA COMPETITIVO💎

REDMAGIC 11 PRO: 120 FPS - 98% - 💎RODA COMPETITIVO💎

Aqui no COD tivemos uma diferença nas configurações: o REDMAGIC liberou 144 frames, já o Realme ficou na configuração "ultra". A boa notícia é que essa é só uma mudança no menu de configurações mesmo - na prática, ambos ficaram com a mesma performance de 119 frames de média e ótima estabilidade. O nosso teste padrão é feito no modo Battle Royale, mas eu também testei no multiplayer para ver se ia até 144 frames, mas não, parece que 120 é o máximo.

Dois selos "Roda Competitivo".

Delta Force

Jogamos Delta Force com gráficos em HD e framerate liberada em 120.

realme GT 8 Pro: 120 FPS - 100% - 💎RODA COMPETITIVO💎

REDMAGIC 11 PRO: 120 FPS - 100% - 💎RODA COMPETITIVO💎

Nós não chegamos a testar o REDMAGIC no Delta Force, mas já que o celular ficou com a gente tivemos a oportunidade de testar agora para comparar com o Realme. Os dois novamente tiveram o mesmo resultado de performance - e bota performance nisso: foram 120 frames de média com estabilidade perfeita. Se você quiser jogar Delta Force com essas taxas, vai precisar de um celular topo de linha, já que esse é um daqueles games que simplesmente não libera altas taxas para aparelhos de entrada ou intermediários.

Selo "Roda Competitivo" para os dois Snapdragons!

Genshin Impact (ZONA PESADA)

Jogamos Genshin com tudo no máximo e FPS liberado em 60.

realme GT 8 Pro: 60 FPS - 98% - RODA LISO✅

REDMAGIC 11 PRO: 60 FPS - 100% - RODA LISO✅

Quando eu testei Genshin no realme GT8 Pro pela primeira vez, o game não passava de 45 frames, o que me deixou bastante preocupado. Mas depois de descobrir que era só desligar o modo "hyper taxa de quadros", testei novamente e agora o jogo está performando muito bem, com 60 frames de média e 98% de estabilidade. Tanto nas zonas iniciais do game quanto numa das regiões mais novas, ambos aparelhos conseguem um desempenho excelente.

Selo "Roda Liso", e eu garanto que se Genshin permitisse liberar acima de 60 nas configurações, teríamos mais dois selos "roda competitivo". Potência não falta.

Tower of Fantasy

Jogamos Tower of Fantasy com gráficos no "extremo", resolução UHD e FPS em 90.

realme GT 8 Pro: 90 FPS - 98% - 💎RODA COMPETITIVO💎

REDMAGIC 11 PRO: 89 FPS - 93% - 💎RODA COMPETITIVO💎

Um bom exemplo de um game que libera mais que 60 em todos os jogos é o Tower of Fantasy. Ele tem gráficos bem parecidos com o Genshin, mas diferente daquele jogo, esse aqui deixa a gente testar 90 frames até mesmo nos aparelhos baratinhos. Claro que, para realmente alcançar essas taxas com boa estabilidade, vamos precisar jogar num celular topo de linha. Nos baratos, a média até que é boa, mas o game sofre com micro travadas constantes que simplesmente não aparecem aqui nos celulares caros.

Mais dois selo "Roda Competitivo" para a conta, show de bola.

Wuthering Waves

Aqui no Wuthering Waves a gente testou com tudo no máximo e FPS liberado em 60.

realme GT 8 Pro: 60 FPS - 99% - RODA LISO✅

REDMAGIC 11 PRO: 60 FPS - 99% - RODA LISO✅

O Wuthering foi outro jogo que, inicialmente, performou muito mal no teste do Realme GT 8 Pro. Eu re-testei ele com aquela "hyper taxa de atualização" desativada e o game foi de uns 40 frames de média para 60 - isso com estabilidade perfeita.

Eu acho legal esses menus estilo "game booster", mas a realme pisou na bola ao lançar o celular com uma configuração que PIORA a performance quando ativada. A boa notícia é que, se você curte games de celular, provavelmente assiste ao nosso canal, então já está ligado que essa configuração é furada.

Dois selos "Roda Liso" no Wuthering Waves.

Minecraft

Jogamos Minecraft com gráficos bonitos e renderização em 16.

realme GT 8 Pro: 144 FPS - 89% - 💎RODA COMPETITIVO💎

REDMAGIC 11 PRO: 133 FPS - 89% - 💎RODA COMPETITIVO💎

No Minecraft a gente dividiu o teste em duas etapas: a primeira é com os gráficos bonitos e alta renderização, voando em alta velocidade e abrindo o mapa inexplorado. Dessa forma, a gente estressa tanto a CPU quanto a GPU, já que o jogo precisa gerar novos chunks e renderizar ao mesmo tempo. Como podemos ver, o Realme GT 8 Pro teve uma leve vantagem, pontuou 144 frames de média com 89% de estabilidade. Já o REDMAGIC 11 Pro também teve um ótimo desempenho, mas não manteve os 144 frames igual o Realme.

Mesmo assim, dois selos "Roda Competitivo".

Minecraft (Vibrant Shaders)

A segunda etapa é com o modo "visuais vibrantes" ativados e com distância de renderização em 12.

realme GT 8 Pro: 59 FPS - 86% - RODA LISO✅

REDMAGIC 11 PRO: 41 FPS - 90% - ⚠️RODA⚠️

Agora com os shaders ativados tivemos um resultado bem interessante. O Realme deu um show, pontuando 59 frames de média. Eu tive que checar duas vezes para ver se as configurações realmente estavam no modo "favorecer visual", já que esse é simplesmente o melhor resultado que tivemos no Mine. Eu continuei jogando por cerca de 20 minutos, esperando o celular perder performance por causa do calor, mas mesmo ele esquentando MUITO, manteve a média próxima aos 60.

Esse é um resultado bem diferente do REDMAGIC, que começou a gameplay variando entre 50 e 60 frames, e no final estava caindo até os 34.

Os dois têm o mesmo processador Snapdragon 8 Gen 5, mas parece que a Realme o configurou para rodar em frequências altas por mais tempo, o que acaba resultando num número melhor de performance, mas eu tenho que admitir que o calor é preocupante.

É selo "Roda Liso" para o Realme e "Roda" para o REDMAGIC.

Subnautica

Jogamos Subnautica com gráficos no máximo, mas não tivemos a opção de 144 FPS igual no REDMAGIC.

realme GT 8 Pro: 60 FPS - 100% - RODA LISO✅

REDMAGIC 11 PRO: 52 FPS - 72% - RODA LISO✅

Desbloqueando 144 ou 120 Hz não importa aqui no Subnautica, já que nem mesmo os celulares mais potentes chegam perto de rodar esse game com taxas tão altas. O motivo nem é falta de performance, mas sim, limite de temperatura. O realme até começou a gameplay pegando cerca de 120 FPS, mas isso durou pouco mais de um minuto. Logo o celular limitou a performance para 60 FPS, e isso faz bastante sentido, já que o celular ficou tão quente que eu mal conseguia segurar. Depois dos testes de jogos eu vou mostrar para vocês quantos graus ficou o Realme na câmera térmica.

Dois selos "Roda Liso" no Subnautica.

Blood Strike

Jogamos Blood Strike com gráficos no máximo e FPS no "extremo".

realme GT 8 Pro: 120 FPS - 100% - 💎RODA COMPETITIVO💎

REDMAGIC 11 PRO: 144 FPS - 99% - 💎RODA COMPETITIVO💎

Aqui no Blood Strike eu fiz de tudo para desbloquear os 144 frames no Realme, mas encontrei como. Ele ficou com 120 frames de média e 100% estabilidade, o que é excelente. Entretanto, ambos celulares tem tela de 144Hz, mas só o REDMAGIC conseguiu liberar essa performance. Ou seja, não basta o celular ter performance - ele também tem que ser configurado para rodar com altas taxas de frame.

Dois selos "Roda Competitivo" aqui no Blood Strike.

Gamehub: GTA V (gráfico médio)

No GTA 5 eu deixei tudo no médio. Jogamos com resolução em 720p e com os sliders de densidade no meio.

realme GT 8 Pro: 47 FPS - 65% - RODA LISO✅

REDMAGIC 11 PRO: 59 FPS - 87% - RODA LISO✅

Finalmente eu consegui fazer o GTA 5 rodar no emulador Gamehub, não apenas no Realme GT 8 Pro, mas também no REDMAGIC. Não foi nada fácil, já que o game pesa mais de 100GB e os celulares demoraram várias horas para instalar. Isso só fez eu ficar ainda mais feliz quando o game finalmente rodou. Na tela estamos vendo um pequeno trecho da gameplay, mas os dados do teste foram extraídos direto do benchmark do próprio jogo. O resultado foi 47 frames de média com 65% de estabilidade para o Realme, contra 59 frames de média e 87% de estabilidade do REDMAGIC.

No outro dia eu fui jogar novamente e o game nem abriu, então apesar dos emuladores terem evoluído muito, ainda não estão naquele estado "plug and play" - que a gente só baixa e joga. Talvez em celulares de gerações passadas funcione melhor, já que os drivers do Snapdragon 8 Gen 5 ainda estão em desenvolvimento. Com certeza é algo que vamos continuar testando aqui no canal. Dois selos "Roda Liso".

Temperatura e autonomia:

Um ponto positivo desses celulares topo de linha chineses é que, diferente da Apple e Samsung, temos inovações na bateria. O Realme GT 8 Pro, por exemplo, vem com 7.000mAh de capacidade, a mesma quantidade de bateria do TABLET que testamos na semana passada.

Com a resolução no máximo e brilho médio, o Realme gastou 18% de carga ao quicar a bolinha no game Stack Ball por 2 horas. Esse é um ótimo resultado, o celular é bem econômico nos jogos.

.

Durante todo esse vídeo eu estava ansioso para mostrar o Realme na câmera térmica, e aqui nós temos 50 graus celsius jogando Minecraft com os shaders ativados. O GT 8 Pro ultrapassa os 47 graus do Galaxy S25+ e se torna o novo celular mais quente já testado na história do canal Roda Liso.

.

Conclusão

E aí, vale a pena comprar o Realme GT 8 Pro para jogar? Enquanto eu escrevo esse post, ele ainda não foi lançado no Brasil, mas deve sair com o preço próximo ao S25 Ultra.

Eu confesso para vocês que, apesar dos problemas, eu gostei muito de testar esse celular. Sem dúvidas o GT 8 Pro é uma grande evolução perante ao Realme GT 7 que testamos no ano passado, veio muito melhor otimizado nos jogos.

A impressão que eu tenho é que, com esse lançamento, a Realme de verdade quis lançar o melhor Android do mundo. E vou ser honesto com vocês - depois que lançarem uma atualização resolvendo o problema de super aquecimento, eu muito provavelmente vou trocar o meu celular principal, que é o S25 Ultra, por esse aqui. Fora a performance topo de linha, eu fiquei muito animado com a bateria gigante e também as câmeras.

#CelularesPontosAsphalt LegendsCOD: MobileGenshin ImpactMortal KombatTower of Fantasy
Realme GT 8 Pro60437119 FPS119 FPS60 FPS144 FPS90 FPS
Samsung Galaxy S25 Ultra60025119 FPS120 FPS60 FPS120 FPS90 FPS
Motorola Razr 60 Ultra6002182 FPS120 FPS60 FPS165 FPS88 FPS
REDMAGIC 11 Pro6001375 FPS120 FPS60 FPS144 FPS89 FPS
Samsung Galaxy S25 Plus60013116 FPS120 FPS60 FPS120 FPS90 FPS
Samsung Galaxy Z Fold760012118 FPS120 FPS60 FPS120 FPS88 FPS
Samsung Galaxy S2559978120 FPS120 FPS60 FPS120 FPS89 FPS
Samsung Galaxy S25 Edge5902693 FPS120 FPS60 FPS120 FPS89 FPS
Xiaomi 15T Pro5866960 FPS120 FPS60 FPS60 FPS76 FPS
10°Motorola Edge 50 Ultra5866260 FPS90 FPS60 FPS144 FPS86 FPS

Assim como o GT 8 Pro vai substituir o Galaxy S25 Ultra como meu celular principal, também vai assumir o lugar dele no Top 1 do Ranking de melhores topo de linha para jogar, com folga de 400 pontos! É isso que acontece quando você ignora os limites de temperatura e deixa o Snapdragon ferver. A boa notícia é que, já que teve uma grande folga na pontuação, ele provavelmente vai continuar no Top 1 após a atualização que corrige o super aquecimento.