Recentemente fizemos uma bateria de testes no Roda Liso com o Galaxy S23 FE e hoje traremos ele para uma segunda rodada, mas dessa vez com nossos emuladores de Playstation 2 e Nintendo Switch. Será que essa versão mais básica do nosso topo de linha vai dar conta dos testes? dá uma olhada.

Recapitulando para os que perderam o S23 FE, lançado em outubro de 2023, traz consigo seu Exynos 2200 de processador, um Xclipse 920 de GPU, 8GB de memória RAM, 128 ou 256GB de armazenamento interno e uma bateria de 4500mAh de capacidade. Na tela temos um display Dynamic AMOLED de 6.4 Polegadas, uma taxa de atualização de 120Hz e para proteção um Corning Gorilla Glass 5. Seu preço hoje gira em torno dos R$3.230,00.

Galaxy S23 FE teste em emuladores

Emulador de PS2

Black

Um dos mais pesados da categoria não teve uma das piores performances mas pelo contrário teve uma das melhores, Black apresentou uma gameplay fluida, sem problemas e com a taxa máxima de framerate de 60 Frames. E apesar do jogo rodar bem para jogar é recomendado um controle pois os analógicos do próprio emulador apresentam uma zona morta muito grande o que dificulta muito a jogatina.

✔️Selo Roda Liso✔️

Bully

Com certeza você que jogou em um PS2 já ouviu falar nesse grande título da Rockstar, diferente de GTA ou Red Dead Redemption, em Bully você assume o papel de um estudante delinquente e basicamente sai por aí causando o caos, fugindo de inspetores, estourando bombinhas e tudo isso naquela média de 60 Frames que é o que esperávamos.

✔️Selo Roda Liso✔️

God of War II

Se encontra no tédio? Que tal derrubar os Deuses do Olimpo? Trouxemos um dos jogos mais jogados para testes e bom… tivemos um desempenho bom mas no fundo dos personagens ficava um quadrado verde e que acabava por ser um empecilho, já que aumentava de tamanho dependendo da situação. Contudo tivemos uma média de 60 Frames em God of War II.

✔️Selo Roda Liso✔️

Need for Speed: Underground 2

Quando se é citado o nome Need for Speed o título Underground com certeza é o mais lembrado, mesmo após anos lançado e com vários outros lançamentos até mesmo mais recentes. O nosso querido jogo de corrida não alcançou o desempenho máximo, mas também não rodou mal, ele ficou na faixa dos 50 frames e mais pra frente vamos comentar sobre isso.

✔️Selo Roda Liso✔️

Resident Evil 4

No último Roda Liso com emuladores fomos taxados por não trazer o Resident Evil 4 para testes, então pode ficar tranquilo que dessa vez ele está aqui. O jogo mais querido da saga que já conta até com um remake foi testado no nosso topo de linha e seu desempenho foi muito bom se mantendo bem constante na faixa dos 59 frames.

✔️Selo Roda Liso✔️

Shadow of the Colossus

Em Shadow of the Colossus a performance foi ótima, se mantendo até que bem estável e oferecendo uma gameplay fluida para poder derrotar os colossais, porém apresenta o maior aquecimento do aparelho de todos os outros, Shadow of the Colossus é considerado um jogos pesado para tal geração e ainda mais sendo jogado através de um emulador com 58 Frames.

✔️Selo Roda Liso✔️

Conclusão I

Os jogos de play2 tiveram uma boa performance sim, mas acabam esquentando muito o S23 FE e ao longo da gameplay acabam caindo os Frames ou a estabilidade, mas por aqui não foi algo tão pesado que arruinasse as coisas, mas só para deixar de aviso que ele vai esquentar e para dar um contexto do que ainda vai vir.

Emulador de Switch

Cuphead

Com certeza um jogo de plataforma que é profissional e te fazer passar raiva é Cuphead e por aqui os resultados não foram legais, diferente do POCO X5 Pro, não tivemos uma média de 30 Frames, na verdade a média foi de 24 Frames com muitas travadas durante o jogo ou seja uma baixíssima estabilidade. Por aqui o jogo dos irmãos xicrinha não vai rodar.

❌Selo Não Roda❌

Little Nightmare

Little Nightmares é um jogo de Puzzle em plataforma que traz um cenário com aspectos de terror e que apesar da baixa média de framerate ainda sim é jogável, claro que acaba se tornando uma experiência diferente mas caso queira tentar saiba que a média é de 27 Frames com uma grande instabilidade.

❌Selo Não Roda❌

Mario Kart 8

Para jogar um Mario Kart 8 no S23 FE até que é possível, afinal o FPS chega a níveis altos, porém acaba por ter pouca estabilidade, mesmo chegando a 40 Frames a média foi de 30 Frames por se manter em muitos momentos nessa faixa. Por mais que Cuphead seja mais leve o Mario Kart levou uma melhor apresentando o problema por parte do áudio que leva um tempo até realmente começar a sair, mas que depois disso funcionará normalmente.

⚠️Selo Roda⚠️

Super Mario 3D World

Testamos a versão 3D do Super Mario World, e o desempenho dele foi fenomenal, mas por algum motivo o jogo apresenta um brilho excessivo no mapa, que também foi visto no Mario Kart, mas que aqui é algo muito intenso. Não é realmente um problema é mais uma observação até porque ao jogar será tranquilo ainda mais jogando a uma média de 67 Frames.

✔️Selo Roda Liso✔️

Outlast

Que tal um jogo de terror pra animar a noite? Saiba que o maior nome dos jogos de terror roda muito bem, mas que mesmo assim não dá para jogar. Pois é, mesmo rodando numa taxa de 50 Frames não é possível jogar Outlast, a não ser que você ignore isso, no jogo você carrega uma câmera que uma das principais funções dela é o modo de visão noturna, e é aí que está o problema, só pegar a câmera na mão a tela fica preta e não é possível visualizar nada. Outro problema está ligado ao aquecimento após certo tempo o celular aquece bastante diminuindo o FPS e pouco tempo depois fechando o jogo. É… Outlast por aqui não vai rolar.

❌Selo Não Roda❌

Conclusão II

Muitos jogos acabaram tendo um desempenho não muito agradável, a maioria com muita instabilidade, o que é de se esperar com o tanto que o celular esquenta durante os jogos.

O S23 FE não é feito para jogos, por isso já apresenta um aquecimento maior neles, mas aqui estamos emulando consoles e rodando os jogos, estamos exigindo muito mais do que ele nem oferece e mesmo assim dá pra jogar a grande maioria.

Por mais que X5 Pro seja um intermediário a proposta dele é ser flexível, podendo ser usado em todos os âmbitos possíveis, o que não acontece com o S23 FE por isso temos esses problemas.