Com seu lançamento no Brasil reservado para o dia 31 de outubro de 2023 não perdemos tempo e já estamos com o Zenfone 10 em mãos para testá-lo. Então se você está em dúvida se compra ou não fica até o final dos testes para ver se ele vale a pena pra você.

Bom, o "novo" celular da ASUS vem equipado com um Snapdragon 8 Gen 2, ele também traz junto à sua GPU um Adreno 740, e de memória RAM pode se optar pela versão de 8 ou 16GB, O modelo testado pela gente tem os famigerados 16 ogivas de memória rambo.. Já no seu armazenamento interno temos 3 versões 128, 256 e 512GB.

Partindo para sua tela temos 5.92 polegadas de um display AMOLED Full HD+ com 144Hz de atualização, juntamente com um Gorilla Glass Victus para proteção. Tudo isso atrelado a uma bateria de 4300 mAh.

Todos os jogos foram testados nos gráficos máximos.

E seu Concorrente hoje será o Galaxy S23, então bora pros testes.

Zenfone 10: teste de jogos pesados

Asphalt 9

Para começar mais tranquilo vamos de Asphalt 9, que marcamos 60FPS, com 100% de estabilidade e uma autonomia de 5:05H com Zenfone contra os mesmo 60FPS, a 100% de estabilidade com 4:45H de autonomia do S23. O desempenho foi padrão mas na autonomia tivemos um resultado melhor vindo de um celular com uma capacidade de bateria menor que é o caso do Zenfone 10, até que tá gerenciando bem.

✔️Selo Roda Liso✔️

COD Mobile

Partindo para o nosso amado Call of Duty Mobile também tivemos um desempenho bem interessante foram 60 Frames, a 100% de estabilidade tendo uma autonomia de 5:30H, enquanto no Galaxy S23 foram também 60 Frames com 100% de estabilidade com uma autonomia de 4:45H. Os resultados foram bons porém limitados seria legal conseguir rodar com mais Frames principalmente se tratando de um FPS, mas isso é uma limitação do jogo então não é um problema dos celulares em si.

✔️Selo Roda Liso✔️

Diablo Immortal

Eu sei, eu sei que tínhamos removido o Diablo Immortal da lista mas os testes foram feitos antes dessas alterações, então ficara apenas mais essa vez, beleza?

Seguindo com o teste o Zenfone 10 chegou nos 60 Frames, a 100% de estabilidade com uma autonomia de 3:20H. E no Galaxy S23 mais uma vez tivemos os mesmos resultados 60 Frames, a 100% de estabilidade com uma autonomia de 4:10H. Parece que dessa vez tivemos um gerenciamento de bateria melhor por parte da Samsung.

✔️Selo Roda Liso✔️

EFootball

Bora jogar uma pelota? Porque agora é vez do EFootball. Com 60 Frames, a 100% de estabilidade e uma autonomia da bateria de 6:25H essa foi a performance do Zenfone, e no Galaxy S23 a mesma coisa 60 Frames, 100% de estabilidade, e uma autonomia de 6:25H. Que o desempenho fosse o mesmo todo mundo já esperava, mas dessa vez nem a autonomia foi diferente, dá pra se dizer que os dois estão numa disputa acirrada.

✔️Selo Roda Liso✔️

Free Fire

Em Free Fire tivemos o desempenho máximo de ambos os celulares, só que mais uma vez os mesmos resultados. No Zenfone 10 são 60 Frames, 100% de estabilidade e uma autonomia de 5:45H e no S23 os mesmos 60 Frames, a 100% de estabilidade e as mesmas 5:45H de autonomia. O problema da limitação de FPS é que não dá pra saber até onde vai o desempenho, e qual realmente se sai melhor, principalmente se tratando desses novos celulares topos de linha.

✔️Selo Roda Liso✔️

Genshin Impact

E na hora de jogar um Genshin Impact, saiba que vai rodar bem igual aos outros, chega a ser deprimente não conseguir aumentar a taxa de quadros em celulares como esse. Mais uma vez foram 60 FPS, a 100% de estabilidade e uma autonomia de 3:40H no Zenfone, no Galaxy S23 foram 60 FPS, a 100% de estabilidade com uma autonomia de 3:10H. Mais um Selo Roda Liso para ambos.

✔️Selo Roda Liso✔️

Mortal Kombat

Finalmente chegamos num jogo com uma taxa de quadros maior, Mortal Kombat rodou muito bem. No Zenfone foram 108 Frames, a 64% de estabilidade com uma autonomia de 4:40H e no Galaxy S23 foram 120 FPS, a 100% de estabilidade com uma autonomia de 4:10H. Por aqui o S23 apresentou um desempenho superior chegando ao máximo que o jogo permite. Mesmo assim, o Selo Roda Competitivo vai para ambos.

💎Selo Roda Competitivo💎

PUBG

No PUBG a diferença de frames foi absurda, lembrando que usamos o GFX Tools para aumentar a taxa de quadros. O Zenfone 10 atingiu os 90 Frames com 100% de estabilidade e uma autonomia de 4:15H, enquanto o S23 atingiu apenas 40 FPS, a 100% de estabilidade, fornecendo uma autonomia de 4:30H. Foi uma diferença de 50 Frames entre os dois que vinham com praticamente o mesmo desempenho até agora. Selo Roda Competitivo para o Zenfone 10.

💎Selo Roda Competitivo💎

Farlight 84

No Farlight 84 também tivemos uma diferença absurda, mas dessa vez com os papéis invertidos. Enquanto o Zenfone 10 marcou 60 Frames, a 100% de estabilidade com uma autonomia de 3:55h, o S23 chegou aos 116 Frames, 83% de estabilidade com uma autonomia de 2:35H. É realmente difícil dizer o que ocorre em celulares igualmente potentes para ter essa diferença grotesca de FPS em certos jogos, mas de qualquer forma Selo Roda Liso Para o Zenfone 10.

✔️Selo Roda Liso✔️

Tower of Fantasy

Chegando em Tower of Fantasy também temos uma diferença de FPS mas dessa vez de forma mais saudável. O Zenfone marcou 84 FPS com 83% de estabilidade e uma autonomia de 55M, pois é menos de uma hora de autonomia. E no Galaxy S23 foram 72 FPS com 79% de estabilidade e 3:10H de autonomia. Para quem estava levando a melhor na autonomia, apresentar menos de 1 hora chega a ser bem frustrante. Selo Roda Competitivo para ambos.

💎Selo Roda Competitivo💎

Fortnite

E pra finalizar a nossa lista temos Fortnite, onde mesmo com uma otimização para o celulares da Samsung não impediu o celular da ASUS de ter um bom desempenho.

No Zenfone 10 tivemos mínimas de 55 Frames com médias de 60 Frames, e no S23 as mínimas foram de 41 Frames com médias de 60 Frames. Pois é mesmo com essa otimização o Zenfone levou a melhor, não por ter alcançado mais FPS mas por ter quedas menores de 5 Frames. Selo Roda Liso para ambos.

✔️Selo Roda Liso✔️

Conclusão

Zenfone 10 em testes no Oficina da Net
Zenfone 10 em testes no Oficina da Net

Bem, é difícil dizer qual é realmente o melhor entre os dois até porque a maioria dos jogos tivemos o desempenho limitado e em alguns outros tivemos diferenças muito grandes de performance variando entre eles. Mas de qualquer forma você vai conseguir jogar qualquer jogo com bons gráficos tranquilamente.

E mesmo o Zenfone 10 tendo menos capacidade de bateria que o normal, ele gerenciou a autonomia muito bem ficando a desejar apenas no Tower of Fantasy, mas no geral levou a melhor sobre o S23.

Enfim ambos os celulares são muito bons e se você for optar por comprar algum, dá uma olhada em outros aspectos que você vai utilizar do celular e veja qual sai melhor para você.

E o Zenfone 10 vai receber o ✔️Selo Roda Liso✔️

Principais características do Zenfone 10

ASUS Zenfone 10 - Veja aqui a ficha técnica completa