Half-Life: Alyx é um jogo que está disponível agora para PC VR (na realidade o game é exclusivamente VR), e ao mesmo tempo que o jogo é bom para o que se propõe, o próprio VR pode ser uma experiência cansativa. Tecnicamente, este é o jogo VR mais impressionante que eu já joguei com a mais incrível imersividade e isso é um grande ponto positivo.

Faz jús à exclusividade VR

Alyx tem algumas das mais impressionantes contextualizações em VR que eu já vi. Muito disso está ligado às suas luvas de gravidade dentro do jogo e a sua movimentação na vida real que fazem as mãos virtuais e a interface do usuário. Você também pode usá-las para puxar itens em sua direção. Você apenas aponta uma mão na direção geral dos objetos e sacode o pulso para chamá-lo em sua direção para então pegá-lo. Isso faz com que coletar itens seja um processo divertido.

Os tiroteios também são emocionantes em VR. Isso dá às lutas um tipo de tensão que você não consegue sentir em uma experiência normal em primeira pessoa. Pequenas coisas também se destacam, como stimpacks médicos que você precisa literalmente atirar no peito ou na coxa e as granadas que você precisa apertar na mão para ativar.

Sistema de armas e interatividade envolvente

Você tem apenas algumas armas em Half-Life: Alyx, mas você pode melhorar todas elas com estações especiais ao longo do jogo. Por exemplo, você pode adicionar uma mira a laser à sua pistola, armazenamento extra de munição para o seu rifle de assalto ou até um lançador de granadas para a sua espingarda.

Essas atualizações custam resina, que estão espalhadas pelo jogo. E eu quero dizer que elas estão espalhadas mesmo. Você estará virando baldes, olhando para as vigas e abrindo gavetas tentando encontrar o máximo de resina possível. É um grande incentivo para você explorar todos os cantos e recantos de todos os cômodos.

Os puzzles… ah os puzzles...

Quebra-cabeças são um grande foco no Alyx. Às vezes, você invadirá eletrônicos conectando fios em uma tela holográfica (que você pode girar com uma mão). Outros são baseados no seu ambiente, como descobrir como obter energia para um elevador e depois retirá-lo de um cano gigante preso em seus suportes.

Há também um puzzle que envolve um monstro desagradável que o matará assim que entrar em contato com você. Pelo lado positivo, é cego. No entanto, ele pode ouvir muito bem. Você pode fazer coisas como jogar garrafas para distraí-lo. O jogo explora muito essa parte, e é facilmente o destaque de toda a experiência. Às vezes, você abre uma porta e bate em um copo, dando apenas um segundo para alcançá-la e agarrá-la antes que caia no chão. Você pode até cobrir a boca movendo as mãos reais para o rosto.

As mudanças para o VR são divertidas, mas exaustivas

Já se passaram tantos anos desde o último jogo do Half-Life, Half-Life 2: Episódio Dois, de 2007, e os gráficos e as animações de personagens tiveram algumas grandes atualizações. Não vou estragar nada, mas estava preocupado que Half-Life: Alyx sendo um prequel significaria que não veríamos a história da série avançar. Este não é o caso.

Comparado ao Half-Life 2, Alyx se inclina mais para o gênero de terror de sobrevivência. Os inimigos atingem com mais força, a munição é escassa e a saúde é limitada. Não é tão rápido ou baseado em ação como o Half-Life 2. Agora, isso faz muito sentido para a transição de VR. A atmosfera é uma grande parte da realidade virtual e se apoiar mais em elementos de horror é uma maneira de criar uma experiência mais visceral.

Mas pode se tornar mentalmente exaustivo. Eu jogava em sessões com uma ou duas horas de duração e ficava bem cansado depois delas. Agora, suponho que isso signifique que o jogo está fazendo seu trabalho. Mas considerando o quão estressado eu já estou em estar em quarentena e praticando o distanciamento social, devo dizer que o lançamento de Alyx veio em um momento não muito bom.

A quarentena e Alyx não são uma boa combinação

E enquanto a situação no mundo real está obviamente fora do controle da Valve, o jogo não está fazendo nenhum favor a si próprio com níveis que se arrastam (há uma parte em que você fica preso no mesmo hotel pelo que pareceram horas) com uma mesma paleta de cores e muita mesmice visual. E, apesar da duração do jogo, muitas vezes você sente que está passando pelos mesmos ambientes: edifícios em ruínas, áreas subterrâneas assustadoras e ruas abandonadas.

Half-Life: O Alyx costuma ser tão imersivo e impressionante que pode ser frustrante quando o VR tem seus inevitáveis ​​soluços. Um dos meus maiores problemas envolvia a viscosidade de agarrar e segurar itens. Minhas mãos travam em objetos que eu não estava tentando agarrar, ou eu teria dificuldade em conseguir que meus dedos virtuais soltassem uma maçaneta da porta.

Depois, há o problema clássico de locomoção VR. Você tem opções para se deslocar pelo mundo do jogo de maneira normal, mas isso me deixa doente e desorientado quase sempre. Em vez disso, tenho que optar pelo percurso padrão, que faz você usar o teletransporte de curto alcance. Isso não me deixa tão enjoado, mas não é tão imersivo. Este é um problema clássico de realidade virtual e, apesar das muitas conquistas técnicas surpreendentes da Alyx, ele não encontra a solução para esse enigma.

Conclusão

Half-Life: Alyx é um dos jogos de realidade virtual mais imersivos e impressionantes do mercado. Se você é fã de VR ou da série Half-Life, é uma recomendação fácil. Mas se você não quiser tocar algo tão estressante neste momento em particular, eu não culpo você. Este jogo faz com que o Half-Life 2 pareça a Disneylândia. Alyx aumenta os sustos e a pressão com seu foco no horror de sobrevivência.

Isso certamente faz do Half-Life: Alyx a entrada mais intensa da franquia até agora. Mas não é tão divertido quanto o Half-Life 2. Esse jogo fez você se sentir como um deus, enquanto o Alyx fez você se sentir como uma presa. Agora, parte disso se resume à preferência pessoal. Eu nunca fui um grande cara de horror. Mas mesmo com isso de lado, o Alyx não tem a variedade ou o charme de Half-Life 2 ou de outras obras-primas da Valve como o Portal 2.

Mas, julgado por seus méritos como um jogo de realidade virtual, é excelente. Se você está procurando algo para impressionar o que a tecnologia pode fazer, isso fará esse trabalho.