Não faz muito tempo que a Positivo lançou sua linha Casa Inteligente, composta por diversos produtos que se conectam e podem ser controlados por um aplicativo de mesmo nome. O Oficina da Net não só acompanhou de perto esse lançamento como também pôde testar um dos produtos.

O Smart Plug Wi-Fi consiste em uma espécie de adaptador controlável. É possível conectar qualquer produto à ele e desligar ou ligar esse objeto por meio do seu celular. No meu teste, utilizei uma cafeteira.

Fiquei sabendo de pessoas que testaram o plug com equipamentos mais pesados e enfrentaram alguns problemas, mas como não era do meu interesse, fiquei com a cafeteira mesmo.

Smart Plug da Positivo.

Sobre o Smart Plug Wi-Fi

O Smart Plug da Positivo pesa apenas 80g. Ele tem 1000W de potência, suporta tensão de 100~240Vac 50/60Hz e corrente máxima de 10A.

Ele pode ser controlado manualmente, pelo aplicativo e por comando de voz por meio do Google Assistente - que não pude testar.

Conectando o plug ao celular

Confesso que tive um pouco de dificuldade nessa parte. Mas também confesso que grande parte foi culpa minha.

Por um bom tempo fiquei tentando localizar o plug pelo aplicativo da Positivo e aparecia uma mensagem de erro. Fiquei sem entender, até ver que é preciso segurar o botão do plug para que este se torne "encontrável" e logo, conectável. Mas essa informação está apenas no manual da Positivo.

De resto, o aplicativo é bem intuitivo e não tive problemas com ele.

É preciso apertar e segurar o botão lateral para que o Smart Plug seja conectado à rede Wi-Fi.

Usando o modo agenda e timer

Um dos melhores recursos ao meu ver é a "Agenda", disponível no aplicativo. Com ele, é possível programar o plug para que ele ligue ou desligue a hora que você quiser, no dia que você quiser (ou todos os dias). Então, para quem acorda dez minutos mais cedo pensando em preparar o café, esse problema foi resolvido.

Com o Smart Plug Wi-Fi da Positivo é preciso preparar a cafeteira, deixá-la ligada (mas o plug desligado) e só. No dia seguinte você acorda com o café já pronto.

Existe também o recurso "Timer", em que é possível determinar por quanto tempo o aparelho vai ficar ligado. Essa ferramenta só seria mais perfeita se fosse possível combinar com a agenda. Dessa forma, o aparelho ligaria sozinho e desligaria também sozinho depois de certo tempo sem precisar de interferência humana.

Quanto meu aparelho gasta de energia?

Outro recurso interessantíssimo do plug da Positivo é o "Consumo", que mostra quanto de energia o dispositivo que está conectado no plug gasta. Não tem mistério: é só usar o seu dispositivo normalmente e depois checar no aplicativo o quanto de energia ele gastou.

O app mostra um gráfico dividido por mês.

Aplicativo consegue mostrar quanto de energia um aparelho ligado ao Smart Plug gasta por mês.

Controle de onde você estiver

A maior promessa por parte da Positivo é que o usuário é capaz de controlar seu smartplug - e consequentemente seu aparelho eletrônico - de onde ele estiver. Bom, isso é verdade.

Testei ligar meu smartplug de vários locais diferentes: outro cômodo da casa, entrada do prédio e até mesmo a quilômetros de distância. Todas as tentativas tiveram o mesmo resultado.

É possível ligar e desligar o plug de onde estiver.

Mas afinal, vale a pena comprar um Smart Plug Wi-Fi da Positivo?

Claro que tudo depende do objeto que você procura controlar pelo celular, mas de um modo geral, sim, vale. O Smart Plug Wi-Fi está a venda por R$129, pode ser usado para diversos aparelhos e, o mais importante, ele realmente funciona.

Como dito anteriormente, o teste realizado foi com uma cafeteira, mas é possível conectar outros objetos e controlá-los de onde estiver, além de saber quanto estes consomem de energia.

Para quem vive na correria, o Smart Plug Wi-Fi pode ajudar bastante. Para quem esquece aparelhos ligados com frequência, ele também pode ser útil, uma vez que de onde estiver você pode verificar se o aparelho está ligado - e desligá-lo - facilmente.