Nos últimos anos, algumas fabricantes de smartphones apostaram no segmento gamer, entregando ao público modelos com display de alta taxa de atualização, grande bateria e até mesmo botões nas laterais para melhorar a experiência de uso durante os jogos, principalmente aqueles de FPS.

No entanto, para acompanhar todos esses recursos e oferecer um bom desempenho, as fabricantes de chipsets também entraram no segmento. O Asus ROG Phone, por exemplo, trouxe um Snapdragon 845 com overclock personalizado, sendo capaz de melhorar a potência final do aparelho.

Pouco tempo depois, a Qualcomm decidiu ingressar nesse mercado e apresentou outras variantes com overclock, como o Snapdragon 855+ e 765G, componentes que aumentam o desempenho da CPU e GPU durante jogos mais pesados.

Agora, buscando consolidar sua participação no mercado gamer, a Qualcomm resolveu apresentar um novo chipset com overclock: o Snapdragon 768G, uma versão aprimorada do 765G. De acordo com a fabricante, este novo processador aumentou a velocidade do clock principal de 2,4 GHz para 2,8 GHz. Além disso, também foi dito que a GPU Adreno 620 agora é 15% mais eficiente.

O Snapdragon 768G também oferece outros benefícios com relação ao 765G, incluindo um modem 5G integrado, mecanismo de inteligência artificial de quinta geração e todos os recursos do Elite Gaming da Qualcomm, que entrega "extensões e otimizações especiais de jogos, jogabilidade mais suave e detalhes e cores mais aprimorados com o verdadeiro HDR de 10 bits para proporcionar experiências de alta qualidade".

O primeiro smartphone com este processador é o Redmi K30 5G Racing Edition, novo intermediário premium da Xiaomi com tela de 120 Hz e câmera de 64MP. No entanto, é só uma questão de tempo para vermos outros modelos com esse chip, que promete um melhor desempenho e maior economia de energia.