A Qualcomm, durante o Snapdragon Technology Summit, no Havaí, apresentou o seu novo processador direcionado para smartphones 5G, o Snapdragon 855.

Há cerca de um ano atrás, a empresa havia apresentado o Snapdragon 845. Desta vez, o modelo 855 chega mais oponente, e deverá enfrentar grandes desafios, já que certamente estará presente na primeira leva de smartphones 5G. De acordo com a Qualcomm, a nova plataforma irá suportar velocidades de download "multi-gigabit" em redes 5G.

Qualcomm revela processador Snapdragon 855 para aparelhos 5G.
Qualcomm revela processador Snapdragon 855 para aparelhos 5G.

O Snapdragon Technology Summit deste ano é um dos grandes eventos antes do lançamento de redes de celulares 5G nos Estados Unidos. Nesta semana, por exemplo, a Verizon e a AT & T deve mostrar os seus telefones 5G e hot spots baseados nos chips da Qualcomm.

Com o grande domínio da Qualcomm, certamente o Snapdragon 855 irá aparecer em grande parte dos aparelhos móveis em 2019. A companhia, até então, revelou que o chip irá fornecer "até três vezes o desempenho da IA em comparação com a plataforma móvel da geração anterior", e ainda irá acrescentar um novo processador dedicado de visão computacional. "Ele vai reconhecer quem e o que você está capturando", diz o chefe da Qualcomm Snapdragon, Alex Katouzian.

Vale mencionar que a Qualcomm havia confirmado que seu próximo Snapdragon estaria em um processo de fabricação de 7 nm, ou seja, abaixo dos 10nm do Snapdragon 845 e 835. Circuitos menores significam uma melhor eficiência, o que pode gerar mais desempenho e duração de bateria.                                                             

Fonte: The Verge