Executivos da Microsoft, em um evento da Qualcomm, comentaram sobre a autonomia de bateria que os "PCs sempre conectados" estão apresentando durante os testes com os aparelhos fabricados por empresas como Asus, HP e Lenovo. De acordo com Pete Bernard, gerente do Windows na Microsoft, pessoas que receberam computadores equipados com chips Snapdragon 835 para testar acabaram se surpreendendo com o tempo de duração da bateria.

"Uma situação engraçada foi quando nós começamos a entregar esses dispositivos para todos os diretores de desenvolvimento e líderes da divisão do Windows. Nós começamos a receber reportes de bugs dizendo que ‘o contador de bateria não está funcionando, ele está dizendo que eu ainda tenho 100% de carga’", relatou Bernard.

Microsoft está surpresa com bateria de computadores Windows com Snapdragon 835.
Microsoft está surpresa com bateria de computadores Windows com Snapdragon 835.

Após, o executivo explicou que não se tratava de um bug, mas sim a própria autonomia de bateria superando as expectativas de todos. Durante o evento da Qualcomm, Don McGuire, gerente de marketing global de produto da Microsoft disse que estes aparelhos Windows com chips Snapdragon são do tipo em que se pluga na tomada "a cada dois dias ou mais" mesmo com uso intenso.

A Microsoft chama tais dispositivos de "PCs sempre conectados" já que o Snpadragon 835 conta com um modem LTE de velocidade Gigabit incluso, que é capaz de combinar até quatro conexões de internet móvel em uma só para proporcionar mais velocidade de navegação e download na rede 4G.

Mesmo assim, não há uma estimativa exata de quantas horas um computador Windows com Snapdragon 835 dura em uma carga. Os aparelhos irão rodar a versão completa do SO da Microsoft, o que indica que poderão executar qualquer programa como se usassem processadores Intel.

Além disso, ainda não há previsão de custos desses computadores. A Asus e a HP devem lançar os seus primeiros modelos antes do Natal deste ano. A Lenovo irá revelar o seu "PC sempre conectado" no próximo ano.