Nesta sexta-feira, aproximadamente às 17h25 (Horário de Brasília), o asteroide 2012 DA14, passará de raspão pela Terra. Em termos astronômicos, a distância é muito curta, já considerada um recorde em relação a proximidade.

O asteroide possui 45 metros e o seu tamanho do asteroide é considerado médio e muito provavelmente é formado por pedra. De acordo com Don Yeomans, cientista do Near-Earth Object Program, programa que ajuda a encontrar e rastrear objetos próximos ao planeta Terra. asteroides semelhantes ao DA14 irão passar perto da Terra a cada 40 anos.

A Nasa afirma que o impacto de um asteroide com este perfil não traria muito risco ao planeta, exceto a quem estaria abaixo dele, claro.  Yeomans garante que "2012 DA14 definitivamente não vai atingir a Terra. A órbita do asteroide é conhecida bem o suficiente para descartarmos um impacto". O cientista disse também que o asteroide irá passar muito próximo também a Estação Espacial Internacional na qual há muitos satélites. No entanto, mais uma vez afirma que "as chances de um impacto com um satélite também são muito remotas".

Na Rússia foi registrado uma queda de meteorito, veja: https://www.oficinadanet.com.br/post/9888-meteorito-cai-na-russia-e-fere-500-pessoas