Uma enorme bola de fogo em direção a Terra assustou milhares de pessoas na Rússia. O responsável, um meteorito, ao qual danificou muitas vidraças e acabou causando ferimento em quase 500 pessoas.

Os moradores de Chelyyabinsk ouviram um barulho semelhante a uma explosão, ao olharem para céu, se deparam com uma luz muito forte e ainda sentiram uma onda de tremor, disse um correspondente da Reuters na cidade que fica a 1.500 quilômetros de Moscou.

Ao atravessar o céu, o meteorito deixou um rastro branco no caminho que podia ser visto a uma distância de 200 quilômetros, em Yekaterinburgo. Durante a passagem do assustador meteorito, muitas janelas acabaram quebrando, alarmes de carros soaram e ainda telefones celulares ficaram sem comunicação.

De acordo com as autoridades da cidade, cerca de 500 pessoas procuram ajuda após o ocorrido, grande parte por ferimentos ocasionados pela quebra de vidros.

"Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia", disse Viktor Prokofiev, de 36 anos, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais. "Me senti como se estivesse ficado cego pela luz", acrescentou.

Algumas notícias davam conta que a chuva de meteorito teria caído sobre os Urais.

"Não foi uma chuva de meteoritos, mas um meteorito que se desintegrou nas camadas baixas da atmosfera", disse à agência "Interfax" a porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij.

De acordo com um porta-voz ministerial, a queda do meteorito não alterou os níveis de radiação.

Vale lembrar que na data de hoje um meteoro irá passar muito próximo a Terra, porém, a Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês) confirmou que o evento não tem relação com o asteroide 2012 DA14.

Se você, assim como eu, não teve a oportunidade de presenciar pessoalmente um acontecimento semelhante ao da Rússia: