De acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira (7), acredita-se que pode existir um planeta com as mesmas características da Terra no sistema solar. De acordo com a astrônoma Courtney Dressing, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, há um planeta com condições parecidas às da Terra a 13 anos-luz de distância. Fato que contradiz o que os cientistas até então acreditavam, que haveria um planeta potencialmente habitável somente a uma distância entre 300 e 600 anos-luz.

"Pensávamos que teríamos de procurar distâncias vastas para encontrar um planeta como a Terra. Agora percebemos que outra Terra está provavelmente no nosso próprio quintal", disse a pesquisadora.

Tais cálculos foram realizados a partir do telescópio norte-americano Kepler, seguindo a teoria de que as estrelas gigantes vermelhas podem conter planetas considerados habitáveis em sua órbita, já que são estrelas comuns, menores e também menos quentes que o Sol.

Levando em consideração a existência de 75 bilhões de gigantes vermelhas na Galáxia, os cientistas, após o cálculo, chegaram a conclusão de que aproximadamente 6% das estrelas devem ter um planeta com as mesmas condições da Terra. O mais perto deles pode estar a apenas 13 anos-luz de distância.

"Essa taxa implica que vai ser significativamente mais fácil do que pensávamos antes procurar vida na área do sistema solar", disse o coautor da pesquisa, David Charbonneau.